Fluke Networks apresenta novo testador de cabos e rede ao mercado brasileiro

Listen to this article

A Fluke Networks, líder mundial no fornecimento de soluções de teste e certificação de cabeamento estruturado, anuncia ao mercado brasileiro o lançamento do LinkIQ™, nova solução para verificar o desempenho de cabos de até 10 Gb/s e resolver problemas de conectividade de rede. A nova ferramenta realiza a validação do desempenho do cabo utilizando medições baseadas em frequências e fornece informações de distância até a falha, acompanhadas de um mapa de fiação do cabo em teste.

Além disso, o novo LinkIQ™ é responsável por realizar o diagnóstico do switch mais próximo, com objetivo de identificar os problemas de rede e validar as configurações do equipamento, sem a necessidade de outros dispositivos. Mesmo com todas estas novidades, o equipamento apresenta ainda recursos adicionais como a geração de tons analógicos ou digitais compatíveis com as sondas IntelliTone™ e Pro3000, para auxiliar na localização de cabos em uma terminação ou na sala de telecomunicações, além de sinalizar piscando a luz da porta do switch para ajudar a identificar a porta conectada, compatível também com Identificadores Remotos para teste de pinagem, comprimento, qualificação e identificação de terminações. Além disso, a ferramenta conta com outros atributos relevantes como a tela sensível ao toque e baseada em gestos, bateria recarregável de íon de lítio, atualizações fáceis de recursos e testes de rede via USB-C via LinkWare™ PC e carregamento via porta USB-C padrão.

Testes de Cabo

De acordo com o Gerente de Produtos da Fluke Networks, Carlos Rubim, o LinkIQ™ é capaz de medir comprimentos de até 1000 pés (305m) e fornece a distância de falhas como aberturas, curtos e cabo não terminado. O especialista explica ainda que a utilização do Identificador Remoto permite um mapa de fiação completo dos pares de cabos, o que contribui na identificação de pares com pinagem incorreta e pares divididos. “O recurso de teste de cabo primário é o teste de desempenho do cabo, que qualifica a largura de banda do cabeamento para aplicações de 10 Mb/s até 10 Gb/s. Ele executa esses testes por meio de medições baseadas em frequência. O uso de medições baseadas em padrões IEEE garante que os links testados atendam aos requisitos de desempenho, em oposição aos testadores de transmissão, que provam apenas que os dispositivos de teste específicos podem se comunicar pelo link”, explica.

Testes de Rede

Juntamente com os recursos robustos de teste de cabo, a nova ferramenta fornece ainda informações detalhadas sobre o switch conectado mais próximo, conforme detalha Rubim. “O LinkIQ™ negocia com o switch para identificar a taxa de dados anunciada, mostrar o número da porta, o nome do switch e a VLAN da porta, além da velocidade anunciada e as configurações duplex. Ainda na mesma tela, abaixo apresenta os resultados de Power over Ethernet (PoE). Estas configurações mostram os pares usados, a potência anunciada e a classe normatizada disponíveis, além dos resultados reais do teste PoE sob carga” comenta Carlos.

Testes de PoE

Embora o Power over Ethernet simplifique a instalação de dispositivos como câmeras de segurança e pontos de acesso, uma pesquisa recente da Ethernet Alliance com mais de 800 instaladores e usuários finais revelou que quatro entre cinco consultados tiveram dificuldades na integração de sistemas PoE.

Segundo o especialista, parte disto pode ser devido ao fato de que apesar do IEEE oferecer padrões e normatizar diferentes classes, o termo ‘PoE’ não é registrado, abrindo espaço para uma variedade de implementações que não estão em conformidade com o padrão. “Para simplificar a instalação e solução destes problemas, o LinkIQ™ exibe a classe (de 0 a 8) e os pares em que a energia é fornecida, incluindo os diferentes níveis de alimentação e os pares para implementações de assinatura dual. Além disso, o LinkIQ™ insere uma carga na conexão para garantir que a potência anunciada esteja realmente sendo fornecida pelo switch através da infraestrutura de cabeamento”, completa Rubim.

Ethernet Industrial

Seguindo seu histórico de inovação e preocupação em resolver os problemas dos seus usuários nos mais diversos segmentos, a Fluke Networks lança também uma versão do LinkIQTM voltado para aplicações em Ethernet Industrial. Indústrias cada vez mais automatizadas demandam mais infraestrutura de cabeamento e ativos, por consequência, a demanda por resolução de problemas neste cenário também aumenta. “Afinal a operação industrial pode ser diretamente impactada por um link conectado em um switch que não deveria, ou pela configuração incorreta de uma VLAN, um conector que não foi terminado corretamente, pela potência insuficiente no PoE fornecido pelo switch, ou por qualquer um dos diversos problemas que podem ser diagnosticados com um único teste realizado pelo LinkIQTM,” comenta Carlos Rubim.

Documentação do LinkWare™

Além dos benefícios em testes de cabo, rede e PoE, o equipamento fornece, ainda, capacidades completas de documentação para os testes que executa. O LinkIQ™ usa o LinkWare™ PC, software de geração de relatórios da Fluke Networks que suporta todo o legado de testadores nos mais de 20 anos de história da companhia, e é a solução de geração de relatórios padrão da indústria, com dezenas de milhares de usuários ativos. Além da utilização para armazenamento, o LinkWare também tem a capacidade de gerar relatórios em PDF.

Desta forma, podem ser armazenados no testador até 1.000 resultados. Os dados de relatório podem ser exportados para um computador para o propósito de documentação.  De acordo com Carlos Rubim, esta novidade fornece mais agilidade e facilita o processo de armazenamento dos dados. “Os nomes e números dos testes são incrementados automaticamente à medida em que são salvos, economizando muito tempo ao testar cabos em sequência, por exemplo”, finaliza.

Clique aqui para obter mais informações sobre o LinkIQ™, novo testador de cabos e rede da Fluke Networks.

origem:  https://www.epr.com.br/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.