Windows 11 é oficialmente anunciado pela Microsoft

Listen to this article

Microsoft finalmente oficializou o Windows 11 nesta quinta-feira (24). Embarcado com características de softwares anteriores e heranças claras do Windows 10X, originalmente projetado para dispositivos portáteis mas que morreu sem ver a luz do dia, a grande atualização da companhia tenta casar as interfaces de telas sensíveis ao toque ao convencional desktop, tudo isso sem grandes exageros como foi no Windows 8.

As primeiras mudanças podem ser encontradas na tela de boot. O som de inicialização é totalmente novo e o logo do Windows passou a ser simétrico. O visual está mais redondo, seguindo a tendência do macOS e de algumas distribuições Linux. Janelas estão com bordas aparadas, e o menu de contexto também foi afetado pela mudança.

Quais as novidades do Windows 11?

Novo Menu Iniciar do Windows 11

Menu Iniciar é uma das grandes novidades do sistema. Agora centralizado junto aos demais aplicativos fixados à barra de tarefas, ele abandona de vez os Blocos Dinâmicos do W10, assim como a lista vertical de programas, para algo mais simples.

Em formato de balão, o Iniciar apresenta logo de cara os aplicativos mais usados e recomendações cujo clique puxa o download direto da Microsoft Store (cujas novidades trataremos mais à frente). Os aplicativos instalados na máquina foram redirecionados para um pequeno botão no canto superior direito da janela.

Melhor gerenciamento de janelas

O Windows se tornou mais inteligente para multitarefas — e finalmente implementou melhor suporte para múltiplos monitores. O SO vai se lembrar de onde as janelas estavam quando os aplicativos forem reinicializados sem sumir com janelas deixadas em monitores secundários. Se uma das saídas de vídeo não estiver mais respondendo, o programa volta para o monitor principal.

Outra importante adição foi o controle sobre o posicionamento de janelas embutido no botão de maximização. Ao clicar com o botão direito do mouse, você pode escolher onde encaixar o aplicativo e como dividir o espaço do monitor para acoplar outras tarefas, dispensando o uso de gestos.

Widgets estão de volta

A Microsoft reaproveitou a ideia de Widgets abandonada desde o Windows 8, mas de uma forma diferente. Ela combina a barra de tarefas renovada introduzida no W10 com o conceito de antes, uma solução que parece mais inteligente e atualizada do que as existentes nos Windows 7 e Vista, por exemplo.

Basicamente, os widgets são complementos de aplicativos que apresentam informações-chave de forma simplificada e dispensam a abertura do app. No Windows 11, eles tomam a forma de uma janela que ocupa o lado esquerdo da tela quando invocada, mas podem ser maximizados em tela cheia para apresentar mais detalhes. Essa tela apresenta dados importantes, como a previsão do tempo, eventos do calendário, visão geral sobre o trânsito e notícias do dia.

Novos aplicativos nativos

A Microsoft apostou alto em sua plataforma de comunicação corporativa e, agora, o Microsoft Teams é um app nativo do Windows. O aplicativo terá uma íntima integração com o sistema e poupará o trabalho de ter que ser baixado por fora. Vale lembrar que, recentemente, a MS ampliou os recursos gratuitos do Teams, provavelmente visando um foco maior no uso pessoal para amigos e familiares se conectarem durante a pandemia.

A integração do aplicativo do Xbox para Windows  garante acesso facilitado ao Xbox Game Pass e aos jogos disponíveis no serviço.

A renovação da Microsoft Store é um dos primeiros passos no cumprimento dessa promessa. A diferença mais marcante aos olhos está no visual, mas essa está longe de ser a mais importante.

A nova loja de aplicativos terá “tudo que você precisa” disponível de forma simplificada, com avaliação de usuários, abas, barra de pequisa e várias outras características da loja atual. A diferença, no entanto, está na abordagem: a companhia quer impulsionar a chegada de aplicativos na plataforma e, para isso, passa a oferecer suporte a aplicativos do Android graças a uma integração com a Amazon Appstore.

O Windows 11 será uma atualização gratuita

Com a apresentação do sistema operacional, é natural se perguntar: será preciso pagar para atualizar o computador para o Windows 11? A Microsoft também entende essa preocupação e, aproveitando o sucesso da estratégia de distribuição do antecessor, fará do novo sistema uma atualização gratuita, tal qual aconteceu com o Windows 10.

O update estará disponível sem custo para computadores compatíveis, e os pré-requisitos para rodar o Windows 11 são os seguintes:

  • Processador de dois núcleos (64-bit) de 1 GHz;
  • 64 GB de armazenamento interno;
  • 4 GB de RAM;
  • Display de 9 polegadas e 1366 x 768 de resolução;
  • Gráficos compatíveis com DirectX 12;

Quanto ao preço do SO vendido separadamente, a Microsoft não fez nenhuma revelação. A data do lançamento do Windows 11 também continua incerta, mas a companhia espera lançá-lo no início de 2022.

origem: Windows 11 é oficialmente anunciado pela Microsoft – CanaltechLink Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.