Chip de computador à prova de hackers está sendo criado por pesquisador

Uma equipe de pesquisa acadêmica da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), trabalha na criação de um chip de computador à prova de hackers. O hardware, apelidado de ‘Morpheus’, faz parte do desenvolvimento de um novo design de Unidade Central de Processamento (CPU) capaz de impedir ataques cibernéticos.

Todd Austin, cientista da computação e líder do estudo, disse em entrevista ao site IEEE Spectrum que o chip prevê uma enorme diminuição na porcentagem de possíveis ataques.
“Morpheus é uma CPU segura que foi projetada na Universidade de Michigan por um grupo de alunos de pós-graduação e alguns professores. Isso transforma o computador em um quebra-cabeça feito para computar. Nossa ideia era que se pudéssemos tornar realmente difícil fazer qualquer exploit funcionar, então não teríamos que nos preocupar com falhas individuais”, explica.

Mas, como exatamente o incrível chip de computador bloqueia os hackers? De acordo com Austin, usando criptografia. Ainda na entrevista, ele explica que sua equipe está usando um algoritmo que inicia a codificação e descodificação de dados, batizado de ‘Simon’. Esse tipo de tecnologia pode receber determinados comandos e mudar a ação/reação em questão de milissegundos, dificultando muito o acesso ao hardware.

 ‘Simon’ criptografa constantemente partes das funções da máquina para, assim, esconder como ela funciona, impedindo que hackers possam explorá-la.

“Apenas criptografamos as coisas. Pegamos ponteiros – referências a locais na memória – e os criptografamos. Isso coloca 128 bits de aleatoriedade em nossos ponteiros. Quando você criptografa um ponteiro, você altera a forma como eles são representados; você altera o layout do espaço de endereço da perspectiva do invasor; você muda o que significa adicionar um valor a um ponteiro”, detalha o líder da pesquisa.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/05/23/seguranca/chip-de-computador-a-prova-de-hackers-esta-sendo-criado-por-pesquisador/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.