Chip de computador à prova de hackers está sendo criado por pesquisador

Listen to this article

Uma equipe de pesquisa acadêmica da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), trabalha na criação de um chip de computador à prova de hackers. O hardware, apelidado de ‘Morpheus’, faz parte do desenvolvimento de um novo design de Unidade Central de Processamento (CPU) capaz de impedir ataques cibernéticos.

Todd Austin, cientista da computação e líder do estudo, disse em entrevista ao site IEEE Spectrum que o chip prevê uma enorme diminuição na porcentagem de possíveis ataques.
“Morpheus é uma CPU segura que foi projetada na Universidade de Michigan por um grupo de alunos de pós-graduação e alguns professores. Isso transforma o computador em um quebra-cabeça feito para computar. Nossa ideia era que se pudéssemos tornar realmente difícil fazer qualquer exploit funcionar, então não teríamos que nos preocupar com falhas individuais”, explica.

Mas, como exatamente o incrível chip de computador bloqueia os hackers? De acordo com Austin, usando criptografia. Ainda na entrevista, ele explica que sua equipe está usando um algoritmo que inicia a codificação e descodificação de dados, batizado de ‘Simon’. Esse tipo de tecnologia pode receber determinados comandos e mudar a ação/reação em questão de milissegundos, dificultando muito o acesso ao hardware.

 ‘Simon’ criptografa constantemente partes das funções da máquina para, assim, esconder como ela funciona, impedindo que hackers possam explorá-la.

“Apenas criptografamos as coisas. Pegamos ponteiros – referências a locais na memória – e os criptografamos. Isso coloca 128 bits de aleatoriedade em nossos ponteiros. Quando você criptografa um ponteiro, você altera a forma como eles são representados; você altera o layout do espaço de endereço da perspectiva do invasor; você muda o que significa adicionar um valor a um ponteiro”, detalha o líder da pesquisa.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/05/23/seguranca/chip-de-computador-a-prova-de-hackers-esta-sendo-criado-por-pesquisador/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.