Ícone do site GuiadoCFTV

Cientistas criam bateria orgânica barata, que não pega fogo nem explode

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade Linköping, na Suécia, desenvolveram uma nova tecnologia de armazenamento de energia que é mais barata e sustentável em comparação com técnicas usadas atualmente. Eles usaram eletrodos feitos de madeira laminada e um eletrólito à base de água.

O novo conceito de armazenamento também é mais seguro e ideal para aplicações de fornecimento de energia em grande escala. Outra vantagem é que o dispositivo não sofre com problemas observados anteriormente, como uma autodescarga muito rápida — inferior a um dia — que inviabilizava a produção industrial.

“Nossos resultados permitem o armazenamento de energia orgânica segura e ambientalmente sustentável com alta densidade de potência de 5 kW/kg. Nossas baterias orgânicas são melhores que os supercapacitores normais e têm quase o mesmo desempenho que as baterias de chumbo-ácido”, explica o professor de engenharia eletrônica Xavier Crispin, autor principal do estudo.

Eletrodos orgânicos

O novo método criado pelos pesquisadores se baseia em duas grandes descobertas: um polieletrólito aquoso altamente concentrado e eletrodos orgânicos feitos de lignina — um subproduto barato obtido durante a fabricação de papel — combinados com poliacrilato de potássio.

“A queda de tensão, que mede a autodescarga, foi inferior a 0,5 V em um intervalo de 100 horas durante os experimentos, o que é um recorde mundial para armazenamento de energia com eletrodos orgânicos em eletrólitos de base aquosa”, acrescenta o professor.

Mais baratas

As baterias fabricadas com essa tecnologia inovadora também são efetivamente mais baratas e fáceis de produzir que as células de energia convencionais. Segundo os cientistas, a lignina, o carbono condutor e os polieletrólitos custam menos de US$ 1 por quilo (R$ 5,60 na contação atual).

Para os pesquisadores, os avanços conquistados durante esses estudos representam um passo importante para a construção de baterias orgânicas de baixo custo, tornando-se uma solução sustentável e segura para o armazenamento de energia em larga escala nos próximos anos.

“Essa descoberta abre um novo caminho para dispositivos orgânicos de armazenamento de energia não inflamáveis e de alta potência. Em vez de consumirmos a eletricidade no momento em que ela é gerada, poderemos guardá-la para utilização posterior de maneira sustentável e segura”, encerra o professor Xavier Crispin.

origem: Cientistas criam bateria orgânica barata, que não pega fogo nem explode – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile