IBM reivindica ‘supremacia quântica’ com novo supercomputador

Listen to this article

A IBM é a mais nova empresa a reivindicar a supremacia quântica com seu mais novo processador de 127 qubits. Em outras palavras, o novo computador da empresa é capaz de resolver problemas matemáticos que o atual supercomputador mais avançado do mundo não consegue solucionar.

O processador “Eagle”, foi apresentado durante o IBM Quantum Summit 2021. Com 127 qubits, ou bits quânticos, o novo processador da IBM coloca a computação quântica em outro patamar, mais do que dobrando a capacidade de processamento no comparativo com os computadores quânticos atuais.

Para efeito de comparação, os supercomputadores já apresentados até hoje contam com no máximo 60 qubits. Com isso, a IBM coloca a supremacia quântica em um patamar que será difícil para suas concorrentes nesse setor, como o Google e a China, alcançarem.

O que é um computador quântico?

Os supercomputadores quânticos ainda não são usados em larga escala, porém, são encarados como o futuro da computação. O potencial dessas máquinas pode levar a uma verdadeira revolução na nossa sociedade, maior que a dos computadores “clássicos” usados atualmente.

Ao explorar a capacidade dos qubits, os supercomputadores quânticos podem ser capazes de realizar tarefas que são improváveis ou impossíveis para um computador comum. O supercomputador que detém a supremacia quântica atualmente, foi capaz de coisas incríveis.

O que daria para fazer?

Entre as tarefas que se tornariam possíveis com um processador como o Eagle usado em larga escala, estão a quebra de algoritmos de criptografia, que levariam milhões de anos para serem decifrados em um supercomputador clássico, em questão de segundos.

Além disso, também seria possível simular a interação de moléculas no desenvolvimento de substâncias químicas e medicamentos. Isso poderia acelerar o processo de criação de novas drogas para doenças existentes e que venham a existir no futuro.

origem: IBM reivindica supremacia quântica com novo supercomputador – Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.