Nvidia GeForce RTX 4090 pode ultrapassar os 100 TFLOPs de processamento

Listen to this article

As placas das novas gerações de AMD e Nvidia voltaram a vazar nos últimos dias e, ao que tudo indica, podem ser ainda mais potentes que o esperado. O destaque vai para a RTX 4090, que pode ser a primeira a ultrapassar a barreira dos 100 TFLOPs de poder computacional, sendo quase 3 vezes mais potente que a RTX 3090. Novidades sobre a RX 7900 XT também foram divulgadas, com especificações mais simples que o anunciado no passado.

RTX 4090 pode ultrapassar 100 TFLOPs

As informações chegam através dos leakers Greymon55 e kopite7kimi, que sugeriram que AMD e Nvidia podem entregar processamento de mais de 90 TFLOPs e 100 TFLOPs, respectivamente. Ambos não parecem ter plena certeza, mas indicam que os designs das companhias evoluíram muito em comparação às gerações anteriores.

Os rumores reforçam o que já havia sido apontado anteriormente, com destaque para a RTX 4090, que supostamente traria maior nível de poder computacional e poderia turbinar as frequências de operação de maneira significativa. É esperado que o chip AD102, topo de linha da Nvidia possivelmente fabricado no processo customizado 4N de 4 nm da TSMC, traga 18.432 núcleos CUDA, o que exigiria clocks na casa dos 2.700 MHz para chegar aos 100 TFLOPs.

No entanto, a placa premium do time verde deve contar com uma versão mais simples do chip, com alguns núcleos desabilitados para garantir um bom nível de produção, o que significa que as frequências podem ser ainda mais altas, beirando os 3.000 MHz. Essa característica impressiona, quando consideramos que a família RTX 3000, fabricado em 8 nm pela Samsung, atinge os 2.100 MHz nos melhores casos.

Esses detalhes também trazem uma justificativa melhor para a faixa exagerada de consumo indicada pelos rumores mais antigos, de 600 W, e apontam para um cenário ainda mais competitivo que o esperado entre Nvidia e AMD, que já trabalha com clocks elevados e promete abalar o mercado com sua microarquitetura RDNA 3.

origem: Nvidia GeForce RTX 4090 pode ultrapassar os 100 TFLOPs de processamento – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.