Dell lança XPS 13 Plus, Alienware M15 e outros maquinões no Brasil

Listen to this article

Além dos notáveis XPS 13 Plus e Alienware M15 R7, os novos Inspiron 13 e Dell G15 acabam de ser anunciados no Brasil

Realizada no começo do ano, a CES 2022 serviu de palco para o anúncio do elegante Dell XPS 13 Plus. Demorou um pouco, mas o notebook finalmente foi lançado no Brasil. E ele não vem sozinho. A Dell também trouxe o compacto Inspiron 13 e, para a turma das jogatinas, os novos Alienware M15 R7 e Dell G15. Todos têm fabricação nacional.

O pequeno grande XPS 13 Plus

Os notebooks foram anunciados em uma apresentação realizada na fábrica da Dell, em Hortolândia (SP). Apesar de ser o menor modelo entre todos, o XPS 13 Plus foi o que mais chamou a atenção. Não podia ser diferente. Esse é um dos laptops mais sofisticados da marca.

É notável o quanto o XPS 13 Plus é compacto, mas, ao mesmo tempo, oferece uma experiência premium. Começa pelo acabamento, baseado em alumínio. Depois vem a tela, um painel LCD de 13,4 polegadas que pode ter resolução full HD+ ou 4K.

Há quem não simpatize com notebooks compactos por considerar o teclado pequeno demais. Não é o caso aqui. No Dell XPS 13 Plus, as teclas são largas e preenchem toda a área dedicada a elas, não sobrando espaço nas bordas.

Note também que as teclas de funções são capacitivas. E não parece, mas o touchpad está presente. Trata-se da área central logo abaixo do teclado. Apesar de não estar delimitada, essa superfície é sensível a toques e funciona tão bem quanto um touchpad tradicional, embora possa exigir algum tempo de adaptação.

Especificações:

  •  chip Intel Core i7-1260P de 12ª geração,
  • até 32 GB de RAM (LPDDR5 de 5.200 MHz)
  • SSD NVMe de 1 TB.
  • duas portas USB-C, uma em cada lado.

Inspiron 13: outra opção compacta

Encare o Inspiron 13 como uma opção menos sofisticada (e, portanto, mais barata) que o XPS 13 Plus, mas ainda capaz de oferecer uma boa experiência de uso.

Especificações:

  • uma tela LCD full HD+ de 13,3 polegadas em formato 16:10,
  • chip Intel Core i5-1240P ou i7-1260P (ambos de 12ª geração),
  • até 16 GB de RAM (LPDDR5 de 4.800 MHz)
  • e SSD NVMe de 256 ou 512 GB.

O teclado do Inspiron 13 é um pouco mais simples em relação ao do XPS 13 Plus, mas também é do tipo “borda a borda” (ou quase), além de ser confortável.

Alienware M15 R7: gamer

O modelo faz jus à linha Alienware. O design rebuscado está presente, assim como os LEDs coloridos (RGB) na parte traseira e no teclado.

Especificações:

  • processador Intel Core i7-12700H,
  • chip gráfico Nvidia GeForce RTX 3070 Ti,
  • tela LCD 15,6, resolução de 2560×1440 pixels (QHD)
  • 16 GB de memória DDR5
  • e SSD de 1 TB.

De acordo com a Dell, o novo Alienware M15 R7 traz um sistema de resfriamento com ventoinhas redesenhadas. Elas ficaram mais finais, mas também mais amplas. Por isso, podem entregar um fluxo de ar até 1,3 maior em relação ao sistema anterior. O uso de silício de gálio no lugar de pasta térmica complementa esse aspecto.

Aqui, o TGP (consumo total do chip gráfico) é de 140 W.

G15: um notebook gamer mais acessível

O show de luzes se limita ao teclado (e pode ser desativado, se você não gostar disso).

Especificações:

  • tela LCD de 15,6 polegadas
  •  chip Intel Core i5-12500H ou i7-12700H,
  • 8 ou 16 GB de DDR5, SSD de 256 ou 512 GB,
  • duas opções de GPU: Nvidia GeForce RTX 3050 ou RTX 3060.

Neste ponto, vale destacar que o teclado RGB (em quatro zonas) está disponível somente na versão com RTX 3060. A versão com a RTX 3050 traz teclado com iluminação na cor coral (algo entre o laranja e o rosa).

O XPS 13 Plus e o Alienware M15 R7 começaram a ser vendidos no Brasil nesta semana. Já os novos Inspiron 13 e G15 chegarão ao mercado a partir da próxima terça-feira (9).

Todos saem de fábrica com o Windows 11, embora o Ubuntu Linux apareça como alternativa em alguns modelos, a exemplo do XPS 13 Plus.

A Dell fez questão de destacar ainda que esses notebooks são montados no Brasil, na fábrica de Hortolândia. Não por acaso, todos trazem teclado ABNT2.

origem: Dell lança XPS 13 Plus, Alienware M15 e outros maquinões no Brasil – Tecnoblog

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.