Morphis Tech lança ferramenta de code assistant com base em Inteligência Artificial

Listen to this article

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais calcula que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos de trabalho na área de TI, porém o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais desse segmento por ano no País.

Em meio a esse cenário, a empresa portuguesa Morphis Tech anunciou o lançamento do K.Explorer, uma ferramenta de code assistant baseada em Inteligência Artificial, a primeira do gênero a ser desenvolvida mundialmente e a primeira em Portugal e no Brasil.

O K.Explorer fornece sugestões para o código que mais se adequa a essa função ou esse problema, sendo por isso anunciado como um contribuidor para problemas de escassez de talentos em TI.

A empresa acredita que este tipo de ferramenta baseada em IA representa hoje o futuro. “A IA está em inúmeras vertentes do nosso dia a dia e o processo de desenvolvimento de software é um dos aspectos em que a IA vai ter um papel determinante”, diz Luís Andrade, fundador e CEO da empresa. “O K.Explorer contribuirá ativamente para a escassez de oferta de mão de obra qualificada, que advém da enorme dependência de software e tecnologia que se verifica em todas as indústrias por todo o mundo”, explica. “O K.Explorer não deverá ser apenas um ‘acelerador ortográfico/sintático’ como vemos hoje, por exemplo, na utilização de rescrita de mensagens dos nossos smartphones. É muito mais que isso: sugere o código que melhor resolve um determinado problema. O valor não está em escrever código mais rapidamente, mas sim, melhor o código. É aqui que está o verdadeiro valor agregado”.

K.Explorer permite sugerir ao developer o código que melhor resolve um determinado problema ou função.

Segundo Francisco Neto, gerente de desenvolvimento de negócios, a Morphis Tech posiciona essa nova ferramenta como um produto para empresas que desenvolvem software para comercialização, para quem presta serviços de desenvolvimento aplicacional para outras empresas, ou para organizações que desenvolvem seus próprios sistemas.

O produto estará disponível em três versões:
Community:
 que pode ser usada sem custos para pesquisar código público

Professional: que integra pesquisa e code assist

 Enterprise: para organizações que querem utilizar o K.Explorer com código público, mas também pretendem ter a possibilidade de usar o modelo para treinar o seu próprio código corporativo.

origem: https://inforchannel.com.br/2022/11/19/morphis-tech-lanca-ferramenta-de-code-assistant-com-base-em-inteligencia-artificial/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.