Governo dos EUA mostra que reconhecimento facial muda conforme sexo

Listen to this article

Segundo pesquisa federal dos norte-americanos, precisão dos sistemas de reconhecimento facial é afetada de acordo com as características dos indivíduos, como sexo, cor e idade

Em análises individuais, o relatório revelou que houve aumento de erros em reconhecimento de rostos de negros, asiáticos e americanos nativos. Ao comparar com a avaliação de faces de caucasianos, as falhas variam de 10 a 100 vezes com mais frequência. Além disso, mulheres negras tiveram as maiores probabilidades de serem vítimas das falhas, mas o sexo feminino, em geral, tem de duas a cinco vezes mais chances de cair no erro do sistema.

No entanto, os resultados também são diferentes quando analisados os lugares onde os sistemas foram desenvolvidos. Por exemplo, os algoritmos desenvolvidos na Ásia apresentam pouca diferença entre caucasianos e asiáticos. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) sugeriu que isso ocorre por conta de um conjunto de variedades de imagens maiores no treinamento da tecnologia.

O instituto responsável pelo estudo enfatizou que os pesquisadores não exploram as causas dessas diferenças, mas sim a profundidade delas. Eles acreditam que os resultados podem conter informações essenciais para desenvolvedores, governos e clientes que desejam aprofundar seus sistemas e entender o uso dos algoritmos de reconhecimento facial.

Para grupos de direitos civis, as descobertas correspondem a evidências de que o governo e a polícia deveriam interromper o uso da tecnologia atual. Segundo eles, as falhas cruciais podem ter consequências “terríveis”, como fazer um indivíduo perder um voo ou ser colocado em uma lista de observação terrorista. O analista sênior de política da ACLU, Jay Stanley, pediu às agências governamentais que a paralisação seja imediata.

Em algumas áreas, o desejo dos ativistas já foi realizado. A Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos não utilizam mais o sistema para com cidadãos do país, embora ainda recorra à tecnologia quando se trata de estrangeiros. Algumas cidades também aderiram à mudança e não contam mais com os algoritmos, mas a medida não é estendida para poderes estaduais e federais.

origem: Olhar Digital

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.