Inovação: Futuro da Segurança Eletrônica foi destaque no Congresso ABESE 2019

Listen to this article

O evento também tratou de desafios como regulamentação do setor, capacitação e parcerias público privadas

Em evento realizado no início de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, e que recebeu mais de 850 pessoas, a ABESE tratou de temas relevantes para o ecossistema da Segurança Eletrônica, desde Integração com o Poder Público, Regulamentação, Empreendedorismo, à Políticas de Inovação, Educação e Tendências Econômicas, com a análise da Denise Campos de Toledo que fechou o evento.

A ABESE reuniu no Congresso importantes representantes do Poder Público de todas as esferas – Federal, Estadual e Municipal -, e de respeitáveis organizações da iniciativa privada, que em comum enxergam a importância da Segurança Eletrônica para o desenvolvimento da segurança em seu sentido mais amplo.

A Presidente da ABESE, Selma Migliori, durante a abertura oficial do Congresso ABESE 2019 tratou sobre a integração de políticas de segurança e ressaltou os andamentos do Projeto de Lei do Estatuto da Segurança Privada que reconhece a Segurança Eletrônica como o mais novo pilar da Segurança Privada no Brasil. “A Segurança Eletrônica se apresenta como mais uma alternativa para os tomadores de serviços, sejam eles da iniciativa privada ou pública, e a integração se traduz na soma de esforços, na junção de diferentes recursos de segurança, respeitada a autonomia dos mercados e a flexibilização nas formas de contratação dos diferentes tipos de serviços. O texto do Estatuto da Segurança Privada reafirma isso, e apresenta as características de cada pilar da Segurança Privada”, conclui Selma.

Sob o cerimonial de Cláudio Procida, consultor da ABESE, o painel de abertura do evento contou também com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Urbana, Coronel Celso Aparecido Monari, o Diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação da Polícia Militar, Coronel Francisco Cangerana, assessor parlamentar da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Renato Lemes, além do Coordenador-Geral do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), Coronel Hildomar Arnaldo Filter Junior.

Como gestores da segurança pública todos enalteceram a tecnologia para o aprimoramento dos trabalhos do Governo nas esferas Municipal, Estadual e Federal, citando casos concretos de iniciativas como aplicativos de combate ao feminicídio, Programa City Câmeras, Detecta, bem como a evolução que tais recursos já proporcionaram para a gestão da segurança pública. Todos os exemplos citados retratam a Segurança Eletrônica, serviços cada vez mais acessíveis através de iniciativas como o Convênio Detecta, recentemente firmado pela ABESE junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, como bem lembrou Renato Lemes.

Finalizando o painel de abertura do evento Selma Migliori relembrou o Programa ABESE São Paulo Inteligente, iniciativa promovida ao lado de gestores de segurança do Hospital das Clínicas e do Shopping Eldorado, e que tem como conceito a ressignificação da gestão da segurança e o tratamento do entorno de empreendimentos públicos e privados para efetiva segurança.

A Presidente da ABESE convidou ao palco Rita Peres e Josué Paes, do Hospital das Clínicas, e Nelson Junior do Shopping Eldorado, membros do Conselho de Segurança Inteligente da ABESE, ligado ao COMITÊ DO CONSUMIDOR, para apresentar ao público, ao vivo, o sistema em funcionamento instalado no Complexo do Hospital das Clínicas.

A regulamentação do setor de Segurança Eletrônica

O setor de Segurança Eletrônica aguarda a aprovação do Estatuto da Segurança Privada, projeto em discussão no Senado Federal que, se aprovado, modificará o texto da lei nº 7.102, em vigor desde 1983.

Para ilustrar essa realidade Selma Migliori lembrou ações que a ABESE promoveu ao longo do ano de 2019 em defesa da livre iniciativa, e recente participação em audiência pública realizada no Senado que tratou sobre o Estatuto da Segurança Privada. “A regulamentação é fundamental para o nosso mercado em suas diferentes verticais, videomonitoramento, portaria remota e rastreamento, por isso há anos a ABESE concentra energias para garantir não só o reconhecimento formal do setor, como também seu crescimento sustentável, a livre iniciativa e a livre concorrência”, destaca Selma.

A Presidente esclareceu ainda que as regras visam elevar a segurança jurídica e com este intuito a ABESE lançou oficialmente o e-Book “Estatuto da Segurança Privada, Segurança Eletrônica em Foco”, que apresenta a análise do projeto de lei na visão da ABESE, com a meta de contribuir com o esclarecimento de todas as partes interessadas.

Empreendedorismo

A gestão do negócio enfrenta diferentes tipos de desafios. Pensando nisso a ABESE estruturou o painel Empreendedorismo com a presença da Diretora Executiva da Virtueyes, Taize Wessner, a especialista em marketing, Thays Abrantes, e o apresentador do programa Inova360 da Record, Reginaldo Pereira, que falaram sobre liderança, marketing digital e inovação, em painel comandado por Patricia Roccato, advogada da ABESE.

Programa Nacional de Inovação Terra2 Inova e políticas de inovação

O crescente investimento do setor público em videomonitoramento e a consolidação do conceito de Smart Cities – que aposta em soluções inteligentes para resolver problemas cotidianos dos municípios – aumentou a busca pelo setor de Segurança Eletrônica. O novo cenário exige a atualização constante sobre novas tecnologias e o debate sobre a sustentabilidade do ecossistema de inovação nacional. Por isso, um dos momentos mais aguardados do evento foi a apresentação da plataforma de inovação brasileira, Terra2 Inova, e o centro de competência para tecnologias habilitadoras de Internet das Coisas (IoT), apresentados por Selma Migliori e Gabriel Marão, presidentes da ABESE e do Fórum Brasileiro de IoT, respectivamente.

O Coordenador de Inovação Tecnológica e IoT do MCTIC, Guilherme Corrêa, esteve presente para elucidar o Plano Nacional de IoT e seus impactos na inovação brasileira. “O Plano Nacional de IoT é hoje uma das políticas prioritárias do Ministério da Tecnologia, inclusive em termos da Presidência da República. A Internet das Coisas (IoT) é uma das várias tecnologias de transformação digital, com expectativas de investimento da ordem de 155 bilhões de 2019 a 2022”. Guilherme ressaltou que o plano é apoiar plataformas de inovação em IoT, reunindo empreendedores, investidores, universidades, poder público e outros players, e eu o Programa Terra2 Inova, integrado por Robson Arantes, que também é o coordenador do COMITÊ DE IOT DA ABESE, pode ser a primeira Plataforma apoiada pelo Ministério.

Tecnologias de inovação na Segurança 4.0

Ainda sobre inovação, o Congresso ABESE trouxe um painel sobre o impacto das novas tecnologias no cenário da segurança 4.0. O Presidente do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP), Marcelo Zuffo, apresentou os trabalhos do CITI USP e projeto piloto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a parceria da ABESE.

“O plano nacional de internet das coisas é um projeto nacional e isso mostra o quão importante é. Nós do CITI-USP fabricamos coisas porque a inovação, a evolução tecnológica, passa necessariamente pela democratização da mesma. É uma exigência da revolução 4.0. Em parceria com a ABESE, a partir do ano que vem atuaremos no case piloto do BNDES. O projeto visa criar uma rede de sensoriamento móvel para a melhoria da efetividade dos serviços de emergência e vigilância urbana, utilizando a inteligência artificial (AI) para identificação de ocorrências”, explicou Zuffo.

Representante do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPQD), Emilio Nakamura tratou sobre o crescimento do Blockchain. “Um dos mecanismos importantes da revolução 4.0 é o blockchain, que permite as moedas digitais. Neste momento de transformação, o blockchain é a tecnologia que pode revolucionar os negócios. Para a Segurança Eletrônica, teremos dispositivos mais potentes, com conectividade, mais inteligência e autonomia. Assim, podemos aproveitar a evolução tecnológica para evoluir na questão da privacidade. O blockchain possibilita o processamento descentralizado e o CPQD está discutindo com a ABESE e com a Terra2 Inova como abordar a padronização e a governança do blockchains na Segurança Eletrônica pensando na evolução do setor como um todo”.

Segurança e Educação

As constantes transformações tecnológicas impõem o aprofundamento das discussões sobre o tema educação. Afinal, o mercado de segurança exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com o futuro, e foi pensando nisso que a ABESE incluiu na programação painel envolvendo percepções de docentes, gestores de segurança e consumidores finais, sob a moderação de Cláudio Procida, que coordena a Academia ABESE.

A falta de investimentos em capacitação foi um dos gargalos apontados, como destacou Dostoiévscki Vieira Silbonne, gestor de condomínios. No mesmo sentido, Antônio Neves, gestor de segurança da Heineken, ponderou que é preciso combater a política do ‘achismo’, ressaltando que a humanização do segmento também está ligada ao desenvolvimento profissional.

Para fechar o painel Cláudio Procida ressaltou os trabalhos que a ABESE promove com a meta de promover o desenvolvimento de empresários e de colaboradores de empresas prestadoras de serviços de Segurança Eletrônica através da Academia ABESE, que oferece cursos presenciais e à distância (EAD).

Expectativas para 2020

Para a palestra de encerramento a jornalista e comentarista de economia da Jovem Pan e TV Gazeta, Denise Campos de Toledo, apresentou panorama sobre o cenário econômico e político nacional e internacional de 2019 e as implicações para 2020. Sobre o mercado, a especialista recomendou aos empresários um otimismo cauteloso, mas relembrou que o Brasil terminará o ano com indicadores ascendentes – o que é animador.

Para o setor de tecnologia e segurança eletrônica, Denise Campos de Toledo afirmou que a palavra-chave é adaptação. “Quando se fala em tecnologia as mudanças são constantes, este fato exige adaptação constante, inclusive da legislação. Outro ponto é que é impossível pensar em modernização sem a incorporação do novo ao nosso dia-a-dia. A portaria eletrônica é um exemplo de tantas oportunidades que estão sendo oferecidas pelo segmento, a incorporação de tecnologia melhora o ambiente econômico”, finalizou.

Antes de fechar o evento a ABESE ainda lançou o Guia de Boas Práticas do Síndico que contrata serviços de Portaria Remota, em trabalho conduzido por Cláudio Procida com a valiosa contribuição de Edimilson Hornhardt, Coordenador do Conselho de Síndicos da ABESE, Margareth Ferreira Bariani, Nally Quaresma de Moura e Pedro Nagahama, Conselheiros.

Origem: Revista Digital Security

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.