Os analíticos de vídeo poderão ajudar as empresas a voltar ao normal após a crise do COVID-19

Listen to this article

Uri Guterman, chefe de Produto e Marketing da Hanwha Techwin Europa, destaca as soluções da indústria da vigilância para enfrentar o cenário atual.

A Hanwha Techwin, uma empresa líder global em soluções de vigilância por vídeo, está ciente que governos de todo o mundo, determinados a conter ou retardar a propagação da doença, estão fechando cidades inteiras ou, no mínimo, exigindo o fechamento temporário de locais onde as pessoas se reúnem em grande número, como lojas, restaurantes, bares, etc.

No entanto, em algum momento em um futuro não muito distante, o número de pessoas com teste positivo para COVID-19 começará a declinar e a reabertura segura desse tipo de negócio será considerada. Inevitavelmente, as regras do distanciamento social terão que permanecer e isso provavelmente significa que apenas um número específico de pessoas pode estar em uma área controlada a qualquer momento.

A importância da inteligência artificial e da análise de vídeo na luta contra o Covid-19

Existem muitos ambientes em que cumprir essa limitação será desafiador. Bares e clubes, por exemplo, estarão desesperados para reabrir o mais rápido possível, mas, para isso, terão que empregar pessoal adicional na porta apenas para contar o número de pessoas que entram e saem. Para empresas que já lutam para sobreviver, o custo de contratação desses funcionários adicionais pode ser uma grande limitação.

Felizmente, existe uma solução simples disponível que pode ser implementada rapidamente e provará ser muito mais econômica e precisa do que contratar alguém para fazer o mesmo trabalho. A referida solução vem na forma de câmeras de vigilância por vídeo com análise de vídeo para contagem de pessoas, que podem fornecer informações em tempo real sobre o número líquido de pessoas nas instalações em um determinado momento ou pessoas entrando e saindo. Os dados podem ser exibidos em um formato fácil de entender em smartphones, laptops e PCs para fornecer um aviso antecipado de que os números permitidos estão perto do limite permitido.

Segundo Uri Guterman, chefe de Produto e Marketing da Hanwha Techwin Europa, os integradores, sem dúvida, serão capazes de identificar muitas outras configurações sociais nas quais a contagem de pessoas ajudará a garantir que as regras de distanciamento social sejam implementadas e verificadas.

“Ainda não sabemos como essas regras evoluirão quando a atual crise terminar, mas shoppings, galerias de arte e museus são apenas mais alguns exemplos de onde a solução pode ser efetivamente implementada”, afirmou Guterman.

Funcionalidade de contagem de pessoas para ajudar a determinar a ocupação em uma determinada área

Em palavras do especialista, anteriormente, os recursos foram desenvolvidos para ajudar os varejistas a entender melhor o comportamento do cliente, como as funcionalidades de contagem de pessoas disponíveis no Retail Insight: análise de vídeo capaz de identificar níveis de ocupação e fornecer uma ferramenta poderosa para identificar se muitas pessoas estão se reunindo em áreas específicas.

Outro exemplo disso é a análise de vídeo da AI-Crowd, desenvolvida pelo parceiro de tecnologia da Hanwha Techwin, AI Tech, que pode fornecer uma estimativa do número de pessoas presentes em áreas lotadas, onde se espera que elas se movam lentamente ou parem, enquanto AI-Crowd gera um alerta se a ocupação de uma área exceder um limite especificado.

Assim como nas análises de contagem de pessoas, essa solução pode ser rapidamente implantada e usada imediatamente, pois pode ser integrada à câmera, que possui um chipset de plataforma aberta com capacidade de processamento suficiente para isso.

Muitas câmeras suportam áudio bidirecional e, como tal, permitem que os operadores se comuniquem com os visitantes que precisam sair da área.

 

origem: Polinize

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.