Airbus testará narizes eletrônicos para farejar bombas em aeroportos

Listen to this article

Airbus testará narizes eletrônicos para farejar bombas em aeroportos

A tecnologia usa processadores de silício reforçados por células vivas

A Airbus anunciou nesta segunda-feira que está planejando testar “narizes eletrônicos” que utilizam células biológicas para imitar o que os cães farejadores de explosivos podem fazer. Para isso a empresa fará uso de sensores desenvolvidos pela startup Koniku, que serão implementados em diversos aeroportos até o final de 2020.

A tecnologia usa processadores de silício reforçados por células vivas. “Desenvolvemos uma tecnologia capaz de detectar odores – ela está respirando o ar e está essencialmente dizendo a você o que está no ar”, disse Oshiorenoya Agabi, fundador da Koniku, ao Financial Times“O que fazemos é pegar células biológicas, células HEK ou astrócitos – células cerebrais – e modificá-las geneticamente para ter receptores olfativos.”

Por causa da pandemia de Coronavírus (COVID-19), as duas empresas também estão trabalhando em maneiras de detectar riscos biológicos (como um vírus extremamente contagioso). A Koniku destacou que suas soluções podem ser usadas tanto na área de segurança como em aplicações médicas, com narizes eletrônicos que poderiam detectar sinais de câncer da mesma forma que cães treinados podem detectar câncer de próstata com extrema precisão.

Com base no poder de detecção e quantificação do odor encontrado, a solução técnica da Koniku, desenvolvida para atender aos rigorosos requisitos regulatórios operacionais e de segurança de aeronaves e aeroportos, utiliza receptores odorantes geneticamente modificados que produzem um sinal de alarme quando entram em contato com os compostos moleculares que poderiam ser uma ameaça.

A detecção de odores desempenha um grande papel na segurança da aviação, com cães farejadores especialmente treinados para este tipo de tarefa. Eles cheiram a bagagem e passageiros com o objetivo de encontrar explosivos ou substâncias ilícitas que emitem odores indetectáveis pelo nariz humano. O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, por exemplo, emprega cães farejadores em aeroportos, postos de fronteira e portos marítimos em todo o país.

Os testes da Airbus com a solução desenvolvida pela Koniku devem começar no quatro trimestre de 2020.

 

origem: Mundo Conectado

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.