Zoológico de Rio Preto passa a ter monitoramento 24 horas

Zoológico de Rio Preto passa a ter monitoramento 24 horas

Além do Zoológico, câmeras também estão instaladas no Viveiro Municipal e na Represa

Central de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Rio Preto acompanha a movimentação nas áreas vigiadas 24 horas por dia

Equipado com 19 câmeras, o Zoológico Municipal de Rio Preto agora é monitorado 24 horas por dia. A implementação do projeto de videomonitoramento foi concluída na última semana. No ano passado, câmeras já haviam sido instaladas em áreas do Parque da Represa (Lago 2) e no Viveiro Municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, o sistema já está em operação e é monitorado por meio da Central de Monitoramento, sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). A Central fica no Parque Tecnológico e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

No Zoológico, as câmeras devem inibir que pessoas pulem as grades de afastamento e possam ter contato com algum animal. “Exemplos disso são as jaulas de feras como o leão e de grandes animais que ficam em espaços mais abertos, como os hipopótamos. O monitoramento também deve inibir ou flagrar qualquer ação de visitantes que joguem alimentos ou objetos nos espaços dos animais, o que é proibido”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado.

Das 19 câmeras instaladas no Zoo, quatro estão na área da entrada dos visitantes e outras 15 estão espalhadas em todo percurso da área de visitação como setores dos primatas, leão, anta, serpentário, macacos, entre outros e também na área administrativa e clínica dos animais.

Atualmente, o Zoológico conta com 224 animais no plantel de 78 espécies diferentes. Além destes, o local recebe animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental e Ibama para tratamento, reabilitação e posterior soltura. Só neste ano foram cerca de 350 animais tratados no local.

origem: Diário da Região

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.