Wi-Fi 6E: tecnologia que promete revolucionar conexões está mais próxima

Listen to this article

Wi-Fi 6E: tecnologia que promete revolucionar conexões está mais próxima

O Wi-Fi está pronto para receber a maior atualização dos últimos 20 anos. O ano de 2021 deverá ser palco de diversos novos celulares, notebooks, TVs e roteadores equipados com a tecnologia Wi-Fi 6E, expandido a conexão sem fio atual em até 4 vezes.

Desde abril de 2020, a Federal Communications Commission (FCC) abriu essa nova faixa de espectro nos Estados Unidos. Com isso, a Wi-Fi Alliance — grupo de toda a indústria que supervisiona o Wi-Fi — anunciou recentemente que está certificando a primeira onda de produtos com suporte para a tecnologia.

Basicamente, os dispositivos Wi-Fi existentes operam em duas bandas de espectro: 2,4 GHz e 5 GHz. O Wi-Fi 6E adiciona uma terceira banda (6 GHz), praticamente quadruplicando a quantidade total de ondas usadas para a conexão sem fio convencional.

Segundo a IDC, dispositivos como celulares, PCs e laptops com suporte ao Wi-Fi 6E devem chegar ao mercado nos primeiros meses de 2021. Inclusive, a Samsung planeja incorporar a tecnologia em seus próximos smartphones da linha Galaxy S21, graças ao processador Snapdragon 888 5G que é compatível com a nova tecnologia.

Já TVs e aparelhos de realidade virtual (VR) deverão ser anunciados até o meio do ano.

Apesar de muitos produtos com suporte ao Wi-Fi 6E serem lançados ainda neste ano, pode levar um certo tempo até que a tecnologia seja incorporada na maioria dos dispositivos.

Isso porque a tecnologia é recente e não pode ser suportada pela maioria dos aparelhos com o Wi-Fi 6 padrão. A IDC, por exemplo, estima que apenas 20% dos produtos Wi-Fi 6 também suportem o Wi-Fi 6E.

Além disso, outro obstáculo para acelerar o uso da tecnologia consiste no apoio de reguladores do mundo todo.

Embora os EUA já tenham aprovado o uso de ondas de 6 GHz, reguladores de comunicação de outros países também precisam autorizar a atualização.

De acordo com a Wi-Fi Alliance, países como Reino Unido, Coreia do Sul, Chile e Emirados Árabes já deram sinal verde para permitir o uso da faixa. Órgãos reguladores do Brasil, Canadá, México e Japão seguem em desenvolvimento para as aprovações.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/01/07/noticias/wi-fi-6e-revolucionar-conexoes-esta-mais-proxima/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.