HDDs com até 120TB já estão nos planos da Seagate

Listen to this article

HDDs com até 120TB já estão nos planos da Seagate

Seagate, uma das principais fabricantes de soluções de armazenamento do mundo, está se preparando para expandir exponencialmente a capacidade dos discos rígidos nos próximos 10 anos. Segundo informações da empresa, eles pretendem lançar um HDD de 120TB em 2030. Ainda vai um bom tempo até lá, mas a capacidade é mais de cinco vezes maior do que o as opções que temos disponíveis atualmente, em menos de uma década.

A informação foi divulgada como parte de um roadmap da empresa, seus planos para os próximos anos que foram divulgados aos investidores. De maneira mais detalhada, a Seagate quer oferecer drives de mais de 30TB em 2023, passar dos 40TB em 2025 e ultrapassar os 50TB já em 2026. Em algum momento essas capacidades teriam um salto pra passar dos 100TB por volta de 2030.

Para expandir tanto o armazenamento de seus HDD, a Seagate está apostando na tecnologia HAMR, sigla para Heated Assisted Magnetic Recording. Pode ser traduzido para algo como “gravação magnética assistida por calor”.

HAMR é uma tecnologia criada para permitir o próximo grande crescimento na quantidade de dados que podem ser armazenados num disco rígido. Ela usa um novo tipo de tecnologia de mídia magnética em cada disco que permite que os bits de dados, ou grãos, se tornem menores e mais densamente empacotados do que nunca, enquanto se mantêm magneticamente estáveis. Um pequeno diodo de laser acoplado a cada cabeça de gravação aquece um pequeno ponto no disco, que então permite que a cabeça de gravação troque a polaridade magnética de cada bit estável, permitindo que os dados sejam gravados.

Com o advento dos SSDs, esperava-se que os HDDs teriam os dias contados. Mas, conforme os preços dos SSDs caem, os preços dos HDDs caem ainda mais, e a nossa necessidade por mais armazenamento não para de crescer. Os discos rígidos, então, têm persistido como uma alternativa acessível para quem precisa de cada vez mais espaço, sem se preocupar tanto com a performance.

origem: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/17770/hdds-com-ate-120gb-ja-estao-nos-planos-da-seagate

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.