A Atos e a Nvidia anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL)

Listen to this article

Novo laboratório de excelência em IA para resolver desafios científicos em escala com a ajuda de computação de alto desempenho e IA

Atos e Nvidia avançam em pesquisas climática e de saúde com computação em exaescala e anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL), que reúne cientistas e pesquisadores para ajudar no avanço de tecnologias de computação, educação e pesquisa, na Europa.

Os primeiros projetos de pesquisa do laboratório se concentrarão em cinco áreas principais possibilitadas por avanços em computação de alto desempenho e IA:

  • pesquisa climática,
  • área da saúde e genômica,
  • hibridização com computação quântica,
  • IA de ponta/visão computacional e
  • segurança cibernética.

A Atos desenvolverá um supercomputador BullSequana X de classe exascale com CPU Grace da Nvidia, a GPU de próxima geração da Nvidia, Atos BXI Exascale Interconnect e a plataforma de rede Nvidia Quantum-2 InfiniBand.

“O novo laboratório apresenta um potencial gigantesco na pesquisa e solução de diversas questões de necessidade humana da atualidade. Sobretudo quando falamos de avançar rapidamente em descobrir meios de lidar com o clima, tão afetado pela ação humana, e em como ser mais eficientes e velozes nas pesquisas médicas, intensamente necessárias nos tempos atuais”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

“As ações conjuntas da Atos e da Nvidia na Europa fortalecem o relacionamento entre as empresas na região Sul-Americana. Nossa intenção é continuar estreitando esses laços, a fim de integrar e desenvolver a comunidade científica regional para que ela possa usufruir de ferramentas e suporte em laboratórios locais, visando atender às necessidades particulares da nossa região”, afirma Luis Casuscelli, diretor de Big Data e Cibersecurity da Atos para a América do Sul.

Prevendo e lidando com mudanças climáticas
Em um esforço para prever com mais precisão as mudanças climáticas, os pesquisadores da Atos e da Nvidia executarão novos modelos de IA e Deep Learning no supercomputador mais rápido da Europa, que fica no Jülich Supercomputing Center. Esses modelos em escala gigante podem ser usados para prever a evolução de eventos climáticos extremos e sua mudança de comportamento devido ao aquecimento global. Além disso, eles se beneficiarão muito da computação de classe exaescala.

“A mudança climática intensifica e aumenta a frequência de eventos climáticos extremos que afetam regiões inteiras, custando a governos e economias centenas de bilhões a cada ano”, afirma Ian Buck, vice-presidente e gerente geral de computação acelerada da N idia. “O objetivo do EXAIL é avançar em pesquisas vitais para enfrentar os desafios globais urgentes em torno das mudanças climáticas.”

Acelerando a pesquisa médica com HPC, Quantum e IA
A superalimentação das descobertas médicas com a genômica computacional está revolucionando a descoberta de medicamentos e a saúde. O Centro de Excelência em Ciências da Vida da Atos fez uma parceria com 40 instituições renomadas para alavancar HPC, computação quântica e IA para o avanço de imagens médicas, genômica e farmacêutica. O framework da aplicação de saúde Nvidia Clara oferece desempenho de supercomputação para aplicativos de genômica, imagens de saúde e química computacional.

Avançando na pesquisa quântica
A computação quântica tem potencial para resolver problemas complexos em áreas como descoberta de medicamentos, pesquisa climática, Machine Learning, logística e finanças. Mas ainda há muita pesquisa antes que os computadores quânticos se tornem viáveis.

Acelerando a visão computacional
Usando dispositivos no Edge da Atos, como o BullSequana Edge, que roda em DPUs Nvidia BlueField, as equipes de pesquisa da EXAIL trabalharão juntas para acelerar a visão computacional e a infraestrutura sem fio 5G.

Avanço da segurança cibernética zero-trust
Além disso, as equipes de pesquisa do EXAIL desenvolverão uma nova plataforma de cibersegurança zero-trust e Data Centers para Edge aproveitando o framework de IA aberta Nvidia Morpheus, bem como novos modelos de IA para detectar instantaneamente novas ameaças de cibersegurança.

origem: A Atos e a Nvidia anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL) – Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.