A tecnologia a favor da segurança: CFTV em estacionamentos

Listen to this article

Câmeras com mais recursos devem ser instaladas em pontos críticos como a entrada e saída de veículos e pessoas

Com o constante fluxo de pessoas e veículos, os estacionamentos são considerados alvos estratégicos para crimes e uma área propícia para acidentes, o que requer grande atenção na parte de segurança, sejam em condomínios particulares, locais de eventos ou estabelecimentos comerciais.

Pensa-se em prevenir e evitar as ocorrências, mas quando isto não é possível, possuir uma ferramenta que esclareça os fatos e evite transtornos e perdas de qualquer natureza tanto para usuários quanto para funcionários é fundamental. Dentre essas tecnologias, podemos destacar a solução de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), a qual é responsável por registrar em imagem todos os veículos e pessoas que entram e saem do local, eventuais acidentes internos ou danos causados aos veículos, inibir ações criminosas, visualizar as áreas em seu perímetro e auxiliar a gestão administrativa pela análise do fluxo de veículos.

Apesar do CFTV ser um sistema de controle e segurança muito popular dentre os estacionamentos, ainda há dúvidas quanto à eficácia de seus recursos. Muitas vezes, o que encontramos nestes locais é apenas uma falsa sensação de segurança devido à presença das câmeras, e o sistema pode, ainda, se mostrar improdutivo quando precisamos das imagens.

Para suprir estas deficiências torna-se fundamental a aplicação de projetos bem elaborados, com a escolha de equipamentos certos para determinadas áreas. Utilizando câmeras de maior precisão ampliamos o leque de informações que podem ser colhidas, como registrar a placa dos veículos, eventuais danos na lataria como amassados e riscos e o registro facial de todas as pessoas que estão dentro ou fora dele.

Para imagens de melhor qualidade, as câmeras devem possuir sinal de vídeo de 600 linhas horizontais ou mais e DVRs (Digital Video Recorder) com gravação em resolução tela cheia (Formato 1D). Todas elas devem estar bem posicionadas e dispor de lentes adequadas para o enquadramento correto dos veículos sob vários ângulos, inclusive de todo o seu entorno.

origem: http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=25349#.U1_lzKI4wrc

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.