ABNT CRIA NOVA NORMA PARA CABEAMENTO ESTRUTURADO

Listen to this article

Norma especifica a estrutura e requisitos para os caminhos e espaços, dentro ou entre edifícios

Acaba de ser publicada a mais nova norma brasileira relacionada a cabeamento estruturado. Baseada em normas da ISO/IEC, a NBR 16415:2015 – Caminhos e Espaços para Cabeamento Estruturado, foi adaptada à realidade nacional e complementa a norma NBR 14565:2013 – Cabeamento Estruturado para Edifícios Comerciais e Data Centers. Enriquecida com a experiência de diversos profissionais da área, servirá de referência para projetos arquitetônicos das áreas técnicas e para novos edifícios brasileiros.

 
Publicada recentemente, a ABNT NBR 16415:2015 é realmente nova, já que não havia uma norma com essa cobertura no Brasil. Ela foi desenvolvida ao longo de 18 meses e então publicada para atender uma carência de normatização nesse setor no país.
 
 
Aspectos abordados:
 
– Espaços para cabeamento estruturado
– Caminhos para cabeamento estruturado
– Planejamento da instalação
– Infraestrutura comum em edifícios multiusuários
– Ocupação de eletrodutos e eletrocalhas
– Dimensionamento de prumadas
– Sistema corta-fogo
 
Segundo o engenheiro Paulo Marin, coordenador da Comissão de Estudo CE 03:046.05, comissão responsável pelas normas ABNT NBR, a nova norma especifica toda a parte de infraestrutura física (de espaços) predial (salas de telecomunicações, sala de equipamentos, infraestrutura de entrada, etc.), bem como os caminhos pelos quais os cabos são lançados dentro e entre edifícios, permitindo a implementação dos sistemas de cabeamento estruturado baseados em normas. Assim como a ABNT NBR 14565:2015 é baseada nas normas ISO/IEC 11801(cabeamento estruturado para edifício) e ISO/IEC 24764 (cabeamento estruturado para data centers), a ABNT NBR 16415:2015 baseia-se nas normas ISO/IEC 18010 (caminhos e espaços para cabeamento estruturado) e ISO/IEC 14763-2 (planejamento da instalação).
 

origem: http://www.datacenterdynamics.com.br/focus/archive/2015/09/abnt-cria-nova-norma-para-cabeamento-estruturado

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.