Casa bem trancada e vizinhos atentos são itens importantes para inibir ação de criminosos

Listen to this article

Antes de sair de férias, algumas medidas são fundamentais para garantir a segurança do seu patrimônio e evitar surpresas na hora de voltar pra casa

Se você tem o costume de sair de casa para viajar com a família e aproveitar as festas de fim de ano fora de Joinville, muito provavelmente já passou por alguns destes questionamentos: devo deixar uma luz acessa em casa? Aviso meu vizinho que vou viajar? Comunico a Polícia Militar para participar da Operação Viagem Segura? Preciso contratar uma empresa de monitoramento ou alarme? Sair de férias é muito bom, mas para garantir uma volta pra casa sem surpresas desagradáveis é preciso tomar alguns cuidados, segundo os especializas em segurança.

Para o subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, major Luís André Pena Viana de Oliveira, medidas simples e fundamentais como deixar as luzes de casa apagadas e avisar um vizinho de confiança de que a família vai estar fora de casa naquele período ajudam bastante a prevenir a ação de ladrões. “Os criminosos sempre agem diante da oportunidade mais fácil. O recomendado é que o usuário tenha em casa luzes com fotocélulas (equipamento que liga e desliga a lâmpada conforme a claridade do dia). Assim, durante o dia a luz ficará apagada e não evidenciará aos oportunistas que a residência está vazia”, comenta o policial.

Viana também diz que todas as trancas de portas e janelas precisam ser checadas e estar bem fechadas. “Sempre vale a pena revisar as portas e janelas antes de sair. Avisar um vizinho de confiança, para que ele dê uma olhadinha na casa também é importante. Caso ele note algo estranho, deve comunicar a Polícia Militar”, acrescenta o subcomandante do 17º BPM. 

A parceria entre vizinhos tem sido uma ferramenta bem importante na prevenção da segurança, segundo os especialistas. Muitos utilizam a tecnologia com o aplicativo de WhatsApp e montam grupos de interação entre moradores de determinadas ruas. Quando um deles nota qualquer situação mais suspeita, comunicam os demais pelo aplicativo.
Rodrigo Tilp, 38 anos, diretor de operações tecnológicas do Grupo FT, especializado em segurança e monitoramento, também dá algumas dicas para prevenir ação de arrombamentos contra o patrimônio. “As pessoas, na grande parte, sabem dos cuidados que precisam ter ao sair de casa, como deixar luzes apagadas. Porém, muitos não praticam as recomendações. É preciso ficar atento sempre. Uma dica importante é reforçar a quantidade de trancas nas residências. Quanto mais fechaduras, mas difícil fica o arrombamento”, explica Tilp.
Para o profissional, também é fundamental avisar os vizinhos, de que está saindo de férias. “Precisamos deixar contatos com e eles, para quem caso de emergências eles podem contatar o proprietário sem muitas dificuldades”, acrescenta.
Tilp finaliza dizendo que um serviço privado de monitoramento também ajuda a prevenir a ação de arrombadores. “A mensalidade é parecida com um plano de internet ou tevê a cabo, é acessível com um bom custo benefício que faz toda a diferença na segurança do patrimônio. Mas para quem não tem condições, um serviço gratuito e muito eficaz e o Viagem Segura, oferecido pela Polícia Militar”, informa o diretor de operações tecnologias do Grupo FT.

origem: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/casa-bem-trancada-e-vizinhos-atentos-sao-itens-importantes-para-inibir-acao-de-criminosos

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.