Futurecom 2017

Listen to this article

Começou dia 2 o Futurecom 2017, um dos maiores eventos de telecomunicações, TI e internet da América Latina.

Assim como nos outros anos, a solenidade foi aberta pelo discurso do chairman do evento, Laudálio Veiga Filho, mostrando os números do evento e destacando as novas áreas dedicadas à Internet das Coisas, a reestruturação das salas de congresso, os tours guiados de 5G e IoT, além do seu primeiro Hackaton. “A estrutura do Futurecom está organizada de uma forma moderna, abrangente e com visão de futuro. O Futurecom é hoje um evento que engloba toda a cadeia de valor de tecnologia: os mercados de telecomunicações, Internet das Coisas, provedores de internet, OTTs e o ambiente corporativo”.

Se no ano passado não faltaram elogios às medidas governamentais anunciadas na época, neste ano não poderia ser diferente. Além do otimismo relacionado as reformas estruturais do governo, Laudálio também destacou o empenho pela aprovação da Nova Lei Geral de Telecomunicações que, segundo ele, será “imprescindível para uma vigorosa retomada dos investimentos, potencializando a interiorização da banda larga, com amplo alcance social e econômico”.

O discurso do chairman do evento foi seguido pelo do Ministro de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que normalmente finaliza a cerimônia de abertura.

 A intenção do Ministro foi ressaltar as mudanças que têm ocorrido no setor, em especial na parceria entre os setores de telecomunicações e radiodifusão para a implementação da TV Digital e a liberação da faixa dos 700 MHz. “Esse processo de desligamento do sinal analógico traz dois importantes benefícios para a população brasileira. O primeiro é a capacidade de levar imagens de alta qualidade para a casa de famílias menos favorecidas, através da distribuição dos conversores digitais de forma gratuita. A segunda é a liberação da faixa dos 700 MHz para que as operadoras possam melhorar a qualidade dos seus serviços de telefonia móvel”.

Outro ponto destacado pelo ministro foi o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, ocorrido em maio deste ano, e que tem previsão de começar a operar no início de 2018. Trata-se do primeiro satélite 100% brasileiro, que servirá para levar internet banda larga à qualquer ponto do território nacional, além de prever seu uso em aplicações de defesa nacional, como o monitoramento de fronteiras, por exemplo.

 “Ainda vamos estender muito esses serviços para a população brasileira, em uma saudável parceria com as empresas aqui presentes, que tem uma responsabilidade majoritária de conduzir as políticas de comunicação no país”, disse.

Por fim, Kassab citou a transição das rádios AM para FM, com previsão de aproximadamente 1000 rádios migradas até o final do ano, e a importância das políticas voltadas para Internet das Coisas, com o lançamento das diretrizes do Plano Nacional de Internet das Coisas, anunciado como um dos chamarizes do Futurecom 2017. “Com as parcerias com a União Européia e empresas importantes do setor, nós posicionamos o Brasil em pé de igualdade com qualquer país do mundo, principalmente no que tange à conectividade 5G e a Internet das Coisas”.

Como era de se esperar, as falas do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do presidente, Michel Temer, seguiram para ressaltar as reformas promovidas pelo governo.

De efetivamente novo discurso de Michel Temer, pode-se retirar a intenção de se fazer uma simplificação tributária, o que realmente pode trazer benefícios reais para empresas de todo o país. “Muitas e muitas vezes, ouvimos dos empresários, tanto no exterior quanto aqui, que eles têm que manter muitos profissionais direcionadas apenas para organizar o recolhimento de impostos, em face da burocracia que existe. Estamos empenhados em simplificar esse processo – o que efetivamente seria um quinta reforma do nosso governo”, disse. “Estamos colocando o Brasil no século XXI”, finalizou.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2017-10-esta-aberta-a-futurecom-2017-2760175

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.