Exposec 2018 promove 1º Congresso Escola Superior de Segurança

Listen to this article

Accor Hotels, Albert Einstein, Hospital das Clínicas e A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além dos shoppings Eldorado e Vila Olímpia participam do Congresso

O 1º Congresso ESS – Escola Superior de Segurança, que ocorre de 23 a 24 de maio no São Paulo Expo, reunirá representantes de grandes hotéis, hospitais e shopping centers do Brasil para compartilhamento de melhores práticas, discussão de cases e apresentação de soluções inéditas na Exposec – Feira Internacional de Segurança.

Segundo Rimantas Sipas, diretor da Cipa Fiera Milano, promotora da Exposec, a atividade irá juntar pela primeira vez, em um único evento, as diferentes abordagens em segurança para todo o setor de hospitalidade. “A parceria com a ESS foi fundamental para ter os principais players da hospitalidade brasileira no nosso evento”, comenta.

O gerente de Segurança e Riscos da Accor Hotels, Dionísio Campos, compartilhará as ações, protocolos e procedimentos de seu departamento que realiza a prevenção e suporte nas gestões de crises com baixo impacto, atendendo com agilidade e suporte adequado diferentes cenários. Ele lembra que, no Brasil, os hotéis que não fazem parte de redes enfrentam mais dificuldades para conseguir os investimentos necessários para implementar seus padrões de segurança, mantendo-se focados principalmente em risco de incêndio.

A proposta do gerente de Segurança do Hospital Israelita Albert Einstein, Dov Smaletz, será fomentar a discussão para a criação do Plano de Auxílio Multi-Hospitalar, além de apresentar o plano de contingência próprio do hospital. “Queremos aproveitar esta oportunidade para reforçar a ideia de que hospitais particulares podem prestar suporte entre si para contribuir com a segurança pública durante catástrofes”, explica.

Plano Diretor de Segurança

No caso do Hospital das Clínicas, o foco será no Plano Diretor de Segurança implantado em 2015 e que vem sendo atualizado deste então, a ponto de que lançará no Congresso ESS um totem de auto-atendimento e um aplicativo para seus 10 mil pacientes diários ajudarem na liberação de visitantes. De acordo com a gerente de Segurança Corporativa Rita Peres, a fila de cadastramento deve diminuir em mais de 70%, assim como o uso de papel no processo em uma movimentação que visa adquirir um serviço de segurança completo, não mais postos ou equipamentos.

Josué Correia Paes, servidor da Superintendência de Segurança da USP, apresentará case sobre o entorno do Quadrilátero da Saúde de São Paulo. É onde estão localizadas várias instituições que, em parceria com as polícias Militar e Civil, Prefeitura Regional, CET, Ilume e outras entidades do Poder Público, têm tido uma diminuição da violência, o que vem tornando esta região sensível em um local seguro. “Este programa mostra resultados reais e o quão importante é incluir relações institucionais nos planos de segurança do entorno dos empreendimentos”.

A BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) é outra instituição de saúde que estará presente na programação. O Plano Diretor de Segurança da BP será apresentado pelo gerente corporativo de Segurança Patrimonial Adriano Mizuguti, que mostrará como a integração das demandas de segurança ao planejamento estratégico da instituição gera eficiência operacional. Isso porque os inventários de necessidades já estão definidos para os próximos anos e todo o fluxo fica mais rápido, pois as prioridades já estão desenhadas. Inclusive nas demandas de segurança, eventual expansão ou fechamento de unidades, além de várias outras movimentações previstas.

Shopping Centers

O 1º Congresso ESS – Escola Superior de Segurança também abordará as dificuldades de implementação de protocolos de segurança em shopping centers, lugares privados totalmente abertos ao público sem restrição. O gerente de Segurança do Eldorado, Nelson Barbosa Junior, e o coordenador de Operações do Vila Olímpia, Mário Moura, tratarão destas dificuldades e de como experiências compartilhadas e a tecnologia podem ajudar a vencer os desafios.

Para isso, eles abordarão a questão preventiva nos diferentes complexos pelos quais são responsáveis, os riscos típicos do dia a dia, ferramentas utilizadas, treinamentos, simulações, minimização do impacto nos próprios shopping centers em caso de crise e demais soluções que podem ser replicadas ou adaptadas para outras unidades do setor de hospitalidade em todo o Brasil.

SERVIÇO

EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança

Data: 22 a 24 de maio de 2018

Horário: 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP

* Evento gratuito para profissionais do setor

Origem: Revista Digital Security

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.