Vem aí a maior atualização das redes Wi-Fi em mais de uma década

Listen to this article

O Wi-Fi vai mudar e ficar mais seguro. A Wi-Fi Alliance, consórcio internacional responsável pela padronização das redes sem fio, iniciou a certificação do protocolo WPA3, que substitui o WPA2 usado desde 2004.

As alterações são graduais e devem levar alguns anos até chegarem a todos os usuários. Com as novas determinações da organização, dispositivos vão precisar ser atualizados para se adequarem às recomendações. A ideia é que as redes sem fio fiquem mais seguras com uma série de novas regras para elas.

Uma das mudanças do novo protocolo é uma maneira de dificultar que hackers acessem redes ao tentar adivinhar a senha várias e várias vezes. Para evitar que isso ocorra, o processo de autenticação vai ser bloqueado após um certo número de tentativas incorretas de login.

As informações que passam pela rede Wi-Fi também vão ser mais protegidas: a partir do momento que um hacker conseguir se conectar a uma rede, ele só vai poder conferir dados transmitidos após a entrada dele na rede, e o que aconteceu antes da conexão ser realizada não vai poder ser coletado.

Com a padronização finalizada, a Wi-Fi Alliance começa agora a certificar os primeiros dispositivos que estão de acordo com as novas regras. A expectativa é que esses aparelhos só comecem a ser vendidos nos próximos meses.

Em relação a aparelhos antigos com o protocolo WPA2, nada deve mudar: eles continuarão sendo compatíveis com redes WPA3 (assim como dispositivos WPA3 são compatíveis com redes WPA2), e alguns podem até receber uma atualização para se adequarem às novas recomendações. Isso vale tanto para roteadores Wi-Fi quanto para celulares e notebooks.

Origem: Olhar Digital

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.