Certforum 2018 apresentou a consolidação da Certificação Digital no Brasil

Listen to this article

Com programação arrojada, o 16º Certforum apresentou aplicações maduras, de alta relevância para diversos setores da sociedade, nas esferas públicas e privadas, demonstrando que a tecnologia da Certificação Digital está consolidada para ser utilizada para garantir agilidade, confidencialidade, integridade, autenticidade, não repúdio e disponibilidade às transações e comunicações no meio eletrônico.

O programa foi muito além dos cases de uso das chamadas aplicações “das obrigatoriedades” que eram apresentados nas edições anteriores. Sem dúvida, essas aplicações, como por exemplo as utilizadas para relacionamentos com a Receita Federal do Brasil, são importantes e fundamentais para a relação de transparência entre entidades governamentais e a sociedade. Trazem resultados expressivos e são referência no cenário mundial, não só pela diversidade de aplicações como pelo número de usuários ativos – titulares dos certificados digitais.

Nossa cadeia de infraestrutura de certificação digital, ICP-Brasil criada há 17 anos é considerada como um modelo a ser observado em muitos outros países, um deles, os EUA onde a ICP-Brasil foi referenciada em uma sessão do senado que tratava da segurança e irrefutabilidade da identificação dos americanos no mundo on-line.

Neste ano, no entanto, essas aplicações não foram mencionadas no Certforum. As palestras trataram da tecnologia de Certificação Digital sob o prisma de ser uma tecnologia que agrega e complementa conceitos como Blockchain, IoT- Internet das Coisas, aplicações em nuvem e foi, efetivamente, apresentado aos participantes o quanto essa tecnologia atualmente é fundamental nas aplicações eletrônicas em segmentos como indústria, saúde, educação e mercado financeiro entre outros, como um dos principais recursos para a transformação digital dentro das organizações.

Cerimônia de Abertura

O evento teve início durante solenidade realizada na noite do dia 3 de julho.

O diretor-presidente do ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação – Gastão Ramos, em sua palestra de abertura destacou a modernização dos serviços públicos brasileiros que estão se tornando totalmente digitais. 

Célio Ribeiro, presidente executivo da ABRID, falou sobre a maturidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. “A ICP-Brasil nasceu em 2001, passou por cinco governos diferentes, e se manteve por sua importância e pela seriedade das entidades envolvidas no setor.”

Participaram também do painel da solenidade de abertura, o secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República Antônio José Barreto e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal, Marco Túlio Chaparro.

Os números da ICP-Brasil

O primeiro painel do 16º Certforum – Fórum de Certificação Digital foi apresentado por Wilson Hirata e Noara Gouvêa, respectivamente coordenador-geral de Normalização e Pesquisa e coordenadora-geral de Auditoria e Fiscalização

Noara apresentou o crescimento dos números da ICP-Brasil, falou sobre os novos processos de credenciamento e adicionalmente, informou que atualmente há mais de seis milhões de certificados digitais ativos em um universo de 16 Autoridades Certificadoras credenciadas pelo ITI.

Wilson Hirata, em sua palestra, declarou que o ITI pretende utilizar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI para o auxílio da gestão dos processos e documentos recebidos pelos interessados em integrar a cadeia de confiança da ICP-Brasil.

O painel contou com a participação de representantes de instituições do Governo com a finalidade de apresentar casos de sucesso e expectativas a partir do uso do certificado digital no padrão da ICP-Brasil em serviços públicos implementados e outros em desenvolvimento.

Participaram do painel o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação Luis Felipe Monteiro, o diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística Wesley Lira, ambos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, além do tecnologista em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Foi apresentado o case do Sicaf – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, que desde 25 de julho deste ano, é 100% digital. O cadastramento no sistema pode ser realizado em cerca de 20 minutos, com o uso do certificado ICP-Brasil do tipo A3. Leia o artigo publicado pelo Crypto ID: Sicaf Digital

Registro Eletrônico de Topografias de Circuitos, foi o tema abordado por Matheus Engel. A nova forma de registrar topografias de circuitos, que utilizará o certificado ICP-Brasil, deve começar a ser utilizada ainda em outubro deste ano. Com a iniciativa, que diminuirá a burocracia do processo, o INPI espera que o número de registros aumente. Leia o artigo publicado no Crypto ID e conheça mais detalhes sobre o projeto.“INPI disponibilizará registro eletrônico de topografias de circuitos.”

No segundo dia do Certforum – 5 de julho – teve início a primeira palestra na qual Ruy Ramos, assessor técnico do ITI, apresentou o novo certificado digital da cadeia ICP-Brasil. Certificado Digital OM-BR – Objeto Metrológico.

Este novo Certificado Digital foi criado para atender a demanda do INMETRO para permitir a rastreabilidade das funções executadas por objetos certificados pelo órgão. O Certificado digital OM-BR permitirá a rastreabilidade metrológica em uma cadeia ininterrupta e documentada e garantirá o resultado de medições e calibrações dos objetos.

Segundo Carlos Augusto de Azevedo, presidente do INMETRO, a utilização do Certificado Digital terá início em bombas de combustíveis porque são um dos objetos mais fraudados no país. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, as fraudes utilizando as bombas chegam a R$ 200 bilhões por ano.

No futuro o certificado digital Objeto Metrológico poderá ser aplicado em outros equipamentos, como balanças, relógios medidores de energia elétrica, etc.

Carlos Augusto de Azevedo, em sua palestra explicou as atividades do INMETRO para contextualizar a relevância das funcionalidades técnicas que a Certificação Digital agregará as operações realizadas pelo órgão.

Segundo Azevedo, o uso do certificado digital trará resultados práticos para a sociedade. Vai assegurar a competitividade justa entre os comerciantes, trará segurança para o consumidor e base jurídica para apoiar as mensurações feitas pelo INMETRO.

Certificado Digital no setor privado

O Painel moderado por Márcio Nunes, diretor da Valid Certificadora e vice-presidente da ANCD, contou com a presença de Regiane Ferreira Lemos da FEBRABAN, que falou sobre uso do Certificados Digitais na solução de registros de boletos de cobrança on-line para redução de fraudes. Esta solução viabiliza, por exemplo, que os pagamentos dos boletos vencidos sejam pagos em qualquer agência bancária. Em seguida, Carlos Gomes Junior, gerente de suprimentos da empresa Rumo Logística, apresentou o case de assinatura de contratos com Certificado Digital, que reduziu de 33 para oito dias o fluxo de assinatura dos contratos.

Blockchain e Certificação Digital

O 16º Certforum reuniu cerca de 750 pessoas entre representantes das Autoridades Certificadoras e de Registro, profissionais da iniciativa pública e privada e renomados acadêmicos.

Constamos que a percepção sobre o conteúdo do evento foi unânime:

Essa edição do Certforum efetivamente trouxe à luz a maturidade da tecnologia da Certificação Digital em setores públicos e privados e em diversos setores da sociedade.

Parafraseando uma das Autoridades Certificadoras: A Onda da certificação digital aconteceu!

A cobertura do 16º Certforum feita pelo Crypto ID não se concluí neste artigo.

Já temos algumas entrevistas agendadas para detalharmos pautas abordadas nesse evento, apresentação de novos casos de uso da tecnologia e novas temáticas como a colocada pelo Professor Jean Martina da Universidade de Santa Catarina que é a revalidação das assinaturas digitais em documentos de longa duração.

Conheça nossas colunas como as que tratam de assuntos de Certificação DigitalITIIoT e Blockchain.

Origem: https://cryptoid.com.br

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.