Oktoberfest 2019 aposta em tecnologia para diminuir índice de crimes

Listen to this article

Objetivo da organização é prevenir furtos dentro dos pavilhões

Investimento em tecnologia. Essa é a aposta da organização da Oktoberfest para aprimorar a segurança dentro da maior festa alemã das Américas, que chega à 36ª edição neste ano. Drones, câmeras de vigilância e reconhecimento facial são alguns dos aliados das forças de segurança pública para reduzir os índices de criminalidade, que apresentam uma queda nas últimas edições.

Conforme relatório da Polícia Civil, de 4 a 15 de outubro de 2017, 232 Boletins de Ocorrência (BOs) foram registrados no Parque Vila Germânica. No ano passado, de 3 a 14 de outubro, o número foi de 139, apresentando uma redução de 40%. O levantamento revelou ainda que 85 dos casos são referentes a furto e 30 a documentos perdidos.

De acordo com a organização da Oktoberfest e das forças de segurança que atuam durante os dias de festa, a ação dos “punguistas”, com furto de celulares e carteiras, representam as principais ocorrências e, ao mesmo tempo, a grande preocupação para aprimoramento da segurança.

Para Marcelo Schrubbe, presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, criada em 2005, as ações em conjunto com as polícias e organização conseguiram reduzir índices de alcoolizados menores, brigas e ocorrências de maior gravidade. Porém, os pequenos furtos infelizmente são recorrentes e preocupam. Schrubbe afirma que para mudar este quadro, além da tecnologia, é necessária uma mudança de comportamento dos visitantes.

Dobro de câmeras de monitoramento

– O visitante deve levar o necessário para o evento. Muitas vezes por descuido a pessoa tira uma foto ou utiliza a carteira e coloca no bolso de trás, isso acaba facilitando a ação dos criminosos. Esse ano com o reconhecimento facial poderão identificar os autores com maior facilidade, mas um público proativo é a principal arma para reduzir a incidência desses crimes – diz.

Na próxima semana, a organização da Oktoberfest fará uma apresentação com as novidades e ações com o uso de tecnologia que serão utilizadas durante a edição deste ano. O acréscimo de 60 câmeras de vigilância, totalizando 120 espalhadas pelos quatro setores, está entre as inovações que prometem dar mais condições para garantir a segurança no evento, inclusive eliminando os chamados “pontos cegos”.

– Estamos trabalhando para ter o maior aparato de segurança da história da Oktoberfest – afirma o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel.

Reconhecimento facial será ampliado

O sistema de reconhecimento facial implantado nas entradas da festa também terá ampliação. De acordo com presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, Marcelo Schrubbe, na edição anterior eram no máximo duas por catraca. Neste ano, todas serão equipadas com câmeras de alta qualidade.

As câmeras de monitoramento do Projeto Bem-Te-Vi da Polícia Militar, na área externa do Parque Vila Germânica, também terão o sistema de reconhecimento facial acoplado. Com o reconhecimento policial, é possível identificar pessoas procuradas pela polícia ou impedir a entrada de quem já se envolveu em algum tipo de crime dentro da festa.

– Evoluir na identificação facial é um dos pontos cruciais para a segurança da festa. Estamos também verificando a possibilidade de utilizar esse sistema também nas 120 câmeras dentro do Parque Vila Germânica. Com isso, seria possível monitorar alguém em qualquer lugar da festa, servindo inclusive para o acompanhamento de autoridades – explica.

Todas as imagens e informações serão monitoradas por uma Central de Monitoramento, composta de uma equipe coordenada pela organização da festa. Todas as operações e comandos serão gerados a partir desta central.

Origem: NSC Total

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.