Schneider Electric Brasil inaugura seu primeiro Centro de Distribuição Inteligente para América do Sul

Listen to this article

Localizado em Cajamar, São Paulo, o espaço servirá como modelo de digitalização, apoiando o desenvolvimento da agenda nacional da Indústria 4.0

A Schneider Electric inaugurou nesta quarta-feira (11) a transformação digital do seu Centro de Distribuição Inteligente em Cajamar, São Paulo. Com operações destinadas a setores como indústria, energia elétrica, cidades inteligentes e TI, entre outros, o site, que está em atividade desde 2011, também oferece a experiência do Innovation Hub. Somados, o Centro de Distribuição Inteligente e o Innovation Hub atuam como um modelo para a digitização industrial, apoiando o desenvolvimento da agenda nacional da Indústria 4.0.

Este é o terceiro Centro de Distribuição Inteligente da Schneider Electric lançado em 2019 – os outros ficam na Austrália e na China. Os Centros de Distribuição Inteligentes são essenciais para o Tailored Sustainable Connected 4.0 – programa da empresa que visa à transformação digital da cadeia de suprimentos. A Schneider Electric alavanca a digitização – por meio da sua plataforma e arquitetura EcoStruxure – em todas as operações da cadeia de suprimentos para entregar integração e visibilidade de ponta a ponta para aprimorar o desempenho.

Em um espaço de aproximadamente 21 mil m², o CD Inteligente em Cajamar realiza 350 entregas diárias e processa 8 mil linhas de pedidos de vendas por dia em todo o território nacional, atendendo a cerca de 3.500 clientes da Schneider Electric Brasil e também demandas de outros países da região, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Agora, o Centro está aberto a clientes, parceiros e instituições de ensino que queiram experimentar e aprender sobre as tecnologias mais inovadoras da empresa entregues por meio do EcoStruxure, arquitetura habilitada para IoT, aberta e interoperável.

“A região de Cajamar é um polo industrial estratégico para as operações da Schneider Electric, sendo essa uma razão por termos escolhido a região para receber o CD Inteligente e o Innovation Hub”, diz Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil. “Ao trazermos a realidade da transformação digital para nosso Centro de Distribuição em Cajamar, esperamos aumentar de modo significativo a eficiência das nossas operações de ponta a ponta. Será possível não apenas reduzir o tempo de entrega aos clientes, mas também otimizar as operações da cadeia de suprimentos por diminuir tanto o tempo de inatividade do equipamento quanto o consumo geral de energia.”

Soluções de operações inteligentes

Ao digitizar o Centro de Distribuição em Cajamar com as tecnologias EcoStruxure, a Schneider Electric alcançará maior eficiência em todas as camadas das suas operações, com os seguintes grandes benefícios:

  • Gestão ágil e processos eficientes –possibilitando decisões melhores e mais rápidas da equipe para aprimorar o atendimento e a satisfação do cliente.
  • Gestão de desempenho de ativos – análise preditiva para tempo de inatividade reduzido e operações eficientes a longo prazo.
  • Capacitação do operador – acesso em tempo real a ativos, dados e tecnologia inovadora, como o EcoStruxure Augmented Operator Advisor, que permite maior eficiência na manutenção de processos e melhorias significativas na segurança das operações.
  • Eficiência e confiabilidade de energia – consumo de energia reduzido, usando informações em tempo real fornecidas pelo EcoStruxure Resource Advisor e EcoStruxure Facility Expert para obter economia potencial de até 30% do consumo de energia.

Algumas das soluções EcoStruxure implementadas no Centro de Distribuição Inteligente de Cajamar são:

  • EcoStruxure Augmented Operator Advisor – aplicativo de realidade aumentada para diagnóstico instantâneo e manutenção sem contato.
  • PowerTag – sensores de energia sem fio que se conectam aos disjuntores e fornecem dados de carga elétrica em tempo real, além de alertas por e-mail em caso de possíveis problemas.
  • EcoStruxure Power Advisor –por meio da computação em nuvem, inteligência artificial e de outras tecnologias, essa oferta melhora a eficiência das operações e manutenção, e garante a segurança e a confiabilidade dos sistemas de distribuição de energia.
  • EcoStruxure Power Monitoring Expert –para monitorar e analisar o desempenho de sistemas de energia elétrica, consultando periodicamente os medidores de energia para obter dados em tempo real.
  • Altivar Process ATV930 –novo conversor de frequência orientado a serviços que, por meio da gestão de energia, ativos e processos, atende à maioria dos requisitos de controle de processos, melhora a eficiência dos equipamentos e reduz os custos operacionais.
  • EcoStruxure Machine Advisor – plataforma de serviço baseada em nuvem para manutenção preditiva que rastreia máquinas em operação, monitora seu desempenho e corrige irregularidades para prolongar a vida útil dos equipamentos.O novo Centro de Distribuição Inteligente ainda oferece a experiência do Innovation Hub, que funcionará como um showroom aberto a clientes, parceiros e instituições de ensino, que poderão aproveitar o espaço para desenvolvimento de talentos. O Innovation Hub é equipado com tecnologias e soluções para monitoramento em tempo real de consumo de energia elétrica, câmeras, automação de iluminação e persianas, gestão do consumo de água, informações operacionais para controle e mais. Algumas das principais tecnologias alocadas no hub são:
    • Centro de controle: seis telas para monitorar as operações em tempo real por meio das soluções EcoStruxure implementadas no site.
    • Showroom de produtos: clientes e parceiros poderão simular as funcionalidades das mais variadas soluções nas arquiteturas EcoStruxure para fábricas, edifícios, máquinas e energia – incluindo o MTZ, novo disjuntor inteligente de baixa voltagem.
    • “The View”: tela touch de 75 polegadas por meio da qual os visitantes poderão aprender sobre as diversas aplicações das soluções EcoStruxure da Schneider Electric e entender como os clientes da companhia estão alcançando transformações digitais de sucesso.

Origem: Revista Digital Security

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.