Cinco perspectivas de maturidade da gestão da inovação

Listen to this article

Cinco perspectivas de maturidade da gestão da inovação

O sucesso da gestão da inovação nunca é um acidente; é um processo de gerenciamento holístico com um contínuo planejamento e execução pensado interativo.

A inovação é um processo de gestão e uma competência empresarial diferenciada que permite à organização seguir as tendências emergentes e vencer as competições sem esforço. O quão bem a organização gerencia a inovação é baseado em vários fatores, como a eficácia da alocação de recursos; quão eficiente é o processo de inovação, ou a falta dele; quão rápido eles podem tomar decisões, quão consistentemente eles são capazes de entregar resultados de negócios; quanto risco eles podem assumir, e quão significativo é o impacto da inovação, etc. Aqui estão cinco perspectivas de maturidade da gestão da inovação.

Aumente a velocidade das entregas de inovação

Com mudanças dinâmicas e competição feroz, a velocidade da inovação precisa ser acelerada. As principais barreiras para acelerar a inovação são silagem, inércia de mudança, rigidez das regras, inflexibilidade, processo estático ou burocracia, etc. Portanto, a organização precisa ter habilidades de alta adaptabilidade para lidar com eventos emergentes, trabalhar contra todas as probabilidades e quebrar obstáculos estruturais e de gestão para reforçar a comunicação e colaboração multifuncional. Na verdade, a eficácia com que a organização gerencia a inovação se baseia em vários fatores, como fluidez das informações, eficácia das decisões, alocação de recursos e capacidade de gerenciamento geral.

Há inovação incremental e inovação revolucionária; algumas iniciativas de inovação levam mais tempo para amadurecer e entregar resultados de negócios do que outras. Portanto, é importante considerar o impacto que a inovação pode causar e a velocidade de entrega da inovação. Focar apenas na renovação de extensão de linha individual, em vez de desenvolver um portfólio mais amplo, talvez limite a gestão da inovação a pequenas melhorias incrementais e não resulte em mudanças significativas de etapas e oportunidades de receita.

As empresas que conseguem inovar com sucesso em um nível revolucionário podem aumentar a probabilidade de dominar e prosperar nos novos mercados que criarem, de modo que se movam muito mais rápido do que os concorrentes e criem vantagens de valor agregado sem esforço.

Diminuir o risco dos processos de inovação

O risco faz parte da inovação. A gestão da inovação em geral tem uma taxa de sucesso muito baixa. Porque o sucesso da inovação depende de muitos  fatores, como talento, processo, recursos, etc. Parte do dilema da inovação é que você não sabe como e para que usará o orçamento; algumas inovações precisam ser alimentadas com mais recursos, enquanto outras ficam melhores ao matá-los de fome. O risco de inovação também precisaria considerar amplamente os fatores endógenos e exógenos. Portanto, a gestão de riscos precisa ser um componente integral da gestão da inovação.

Uma plataforma de gestão de risco de inovação bem projetada permite que a equipe de gestão mantenha o foco, atendendo às necessidades de alavancar os processos de inovação aplicáveis ​​para gerenciar o risco de forma estrutural.

Os líderes de inovação precisam ter a dose certa de apetite pelo risco e o alto nível de inteligência de risco a fim de adotar uma abordagem interdisciplinar para gerenciar a inovação de forma eficaz e, em última instância, construir um negócio altamente inovador.

Aproveite a Diversidade para Criar Ideias Significativamente Únicas

Embora a criatividade seja um processo inato, a centelha criativa nem sempre se origina exclusivamente no indivíduo; pode se manifestar em um ambiente coletivo. Desse modo, você poderia dizer, há mais criatividade coletiva acontecendo em todos os lugares do que muitas pessoas imaginam.

A diversidade é o celeiro para despertar a criatividade. É melhor reunir um grupo de pessoas com diferenças cognitivas, como origens variadas, experiências complementares, o espectro mais amplo de habilidades, competências únicas, perspectivas culturais diversas e personalidades diferentes, etc., a fim de encorajar o pensamento divergente e estimular a criatividade.

No contexto digital, diversificar a diversidade é realmente abraçar hiper- diversidades multidimensionais, como diversidade cognitiva, diversidade criativa, diversidade de habilidades, diversidade cultural e diversidade de personalidade, a fim de alimentar uma cultura de criatividade e moldar uma organização altamente inovadora.

Use o poder do estímulo para despertar a criatividade com eficácia As pessoas são o centro da inovação. Para alimentar a atmosfera certa para inspirar a criatividade e incentivar a inovação, é importante identificar e capacitar seus inovadores, creditando as pessoas que tiveram ideias brilhantes ou uma equipe talentosa que corre riscos para implementar essas ideias com habilidade.

Muitos líderes de negócios começaram a usar plataformas e metodologias digitais colaborativas para orquestrar o talento de sua organização e trazer à tona seu melhor pensamento coletivo e potencial criativo para acelerar a inovação e otimizar seus recursos de formação de solução.

A gestão da inovação centrada nas pessoas permite que a gestão oriente seu pessoal comunicando-se com eficácia e avalie o desempenho criativo de seus funcionários, alcance o máximo de visibilidade de ideatores e colaboradores, mostre histórias de sucesso para ajudar a manter o nível de motivação e use o poder de estímulo para encorajar a criatividade e recompensar inovadores continuamente.

Reduza o medo na organização

Porque quando o medo está presente, as ideias brilhantes esperam por tempos melhores ou apenas diminuem. A mentalidade predominante em muitas organizações é a mentalidade de “sempre fazemos coisas assim”. No ambiente de negócios tradicional de “comando e controle”, quando a conformidade com as expectativas é altamente valorizada, os pensadores ou inovadores independentes são vistos por padrão como criadores de problemas e as pessoas são desencorajadas a pensar fora da caixa.

Na realidade, a maioria das organizações não é um terreno fértil para ideação porque temem correr riscos e raramente aprendem com seus erros; suas políticas e medos internos desencorajam as pessoas criativas e rebaixam os projetos criativos por meio de processos excessivamente rígidos ou KPIs sem sentido.

Para superar o medo e construir uma força de trabalho e local de trabalho criativos, o planejamento e a otimização são importantes; você não pode imaginar um processo de inovação bem-sucedido sem sua melhoria contínua.

Os líderes e gerentes de negócios digitais devem difundir a inovação por toda a organização e incluir pessoas na elaboração de estratégias de inovação, capacitar os inovadores para catalisar a cultura da criatividade e construir equipes criativas que podem reunir todos os tipos de forças e capacidades para ampliar o efeito da criatividade e executar uma organização inovadora.

A inovação digital não tem apenas um escopo mais amplo, mas também um contexto mais profundo. O local de trabalho criativo é baseado em um triângulo com três vértices: Cultura, metodologia e pessoas. O objetivo é construir uma organização em que a criatividade seja uma parte significativa da cultura empresarial e a inovação tenha sido gerenciada com maestria para alcançar alto valor comercial e melhorar a satisfação do cliente. O sucesso da gestão da inovação nunca é um acidente; é um processo de gerenciamento holístico com um contínuo de planejamento e execução pensado iterativo.

origem: https://abese.org.br/cinco-perspectivas-de-maturidade-da-gestao-da-inovacao/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.