Algoritmo de inteligência artificial ajuda a pilotar aeronave militar dos EUA

Algoritmo de inteligência artificial ajuda a pilotar aeronave militar dos EUA

Pela primeira vez na história, um sistema de inteligência artificial (IA) ajudou a controlar uma aeronave militar americana. O evento foi comunicado pela Força Aérea dos Estados Unidos na última quarta-feira (16).

Durante um voo teste no dia 15 de dezembro, o algoritmo ARTUµ atuou como copiloto a bordo do avião de espionagem U-2 Dragon Lady. Enquanto o piloto principal controlava a aeronave, o sistema de inteligência artificial ficou responsável por comandar os sensores e a navegação tática do avião.

“Juntos, eles realizaram uma missão de reconhecimento em uma simulação de ataques de míssil”, disse a Força Aérea dos EUA em comunicado.

ARTUµ, às ordens

Treinado pela Força Aérea por mais de meio milhão de interações simuladas, o ARTUµ consiste em uma versão modificada do algoritmo de código aberto µZero — usado para derrotar humanos em jogos de tabuleiro como Go e Xadrez.

O intuito do Laboratório Federal do Comando de Combate do U-2 era desenvolver uma tecnologia capaz de ser transferível para outros sistemas.

Isso não só seguiria o apelo da Estratégia da Defesa Nacional para investir em autonomia, como possibilitaria uma vantagem tecnológica aos militares americanos sobre rivais.

“Sabemos que, para lutar e vencer em um conflito futuro com um adversário semelhante, devemos ter uma vantagem digital decisiva”, afirmou o Chefe da Força Aérea norte-americana, General Charles Q. Brown Jr.

“A IA desempenhará um papel fundamental para alcançar essa vantagem, por isso estou incrivelmente orgulhoso do que a equipe realizou”, completou Brown.

Com tecnologias de inteligência artificial dirigindo aeronaves da Força Aérea e drones militares capazes de executar pessoas, uma futura guerra aos moldes de “Exterminador do Futuro” não parece tanta loucura assim.

origem: https://olhardigital.com.br/2020/12/17/noticias/algoritmo-de-inteligencia-artificial-ajuda-a-pilotar-aeronave-militar-dos-eua/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.