ONVIF encerrará o suporte ao Perfil Q

Listen to this article
SAN RAMON, Califórnia – 28 de julho de 2021. ONVIF ® , a principal iniciativa de padronização global para produtos de segurança física baseados em IP, anunciou que encerrará seu suporte para Perfil Q no início do próximo ano, uma vez que contém certas especificações que não são mais consistente com as práticas recomendadas de segurança cibernética atuais.

O Perfil Q foi desenvolvido para fornecer uma configuração fácil de um dispositivo compatível em uma rede IP. Ele requer um dispositivo em conformidade com o Perfil Q para permitir acesso anônimo a todos os comandos ONVIF durante o processo de configuração no estado padrão de fábrica. Isso não segue as práticas recomendadas de segurança cibernética atuais, que recomendam, entre outras coisas, que um dispositivo de rede exija que os usuários definam senhas e outros direitos de acesso antes que o dispositivo possa ser usado.

Como as especificações de um perfil não podem ser alteradas, pois isso afetaria a interoperabilidade entre produtos que estão em conformidade com um perfil específico, o Perfil Q será descontinuado em 31 de março de 2022.

“Os produtos em conformidade com o ONVIF são usados ​​em uma ampla variedade de setores e áreas geográficas, com diferentes requisitos quando se trata de políticas ou melhores práticas de segurança cibernética”, disse Leo Levit, presidente do Comitê Diretivo do ONVIF. “Como essas ameaças cibernéticas evoluem rapidamente, é importante que os usuários estejam cientes dessas práticas recomendadas para garantir que estão implementando medidas de segurança cibernética adequadas para sua organização.”

ONVIF recomenda seguir as melhores práticas da indústria e regulamentos locais e manter-se informado sobre as mudanças de tecnologia do mercado. As especificações de interface de rede ONVIF definiram protocolos de rede que incluem elementos de segurança como TLS (Transport Layer Security), que permite que dispositivos ONVIF com esse recurso se comuniquem com clientes em uma rede de uma forma que protege contra espionagem e violação. As especificações do ONVIF também cobrem a Política de Acesso Padrão do ONVIF, que especifica que deve haver diferentes classes de acesso a serviços com base em diferentes funções de usuário. Os fabricantes podem implementar essas especificações ONVIF independentemente de as especificações serem incluídas em um perfil ou não.

Fundado em 2008, o ONVIF é um fórum líder e reconhecido da indústria que impulsiona a interoperabilidade para produtos de segurança física baseados em IP. A organização tem uma base global de membros de câmeras estabelecidas, sistemas de gerenciamento de vídeo e empresas de controle de acesso e mais de 20.000 produtos em conformidade com o perfil. ONVIF oferece Perfil S para streaming de vídeo; Perfil G para gravação e armazenamento de vídeo; Perfil C para controle de acesso físico; Perfil A para configuração de controle de acesso mais ampla; Perfil T para streaming de vídeo avançado; Perfil M para metadados e eventos para aplicativos analíticos e Perfil D para periféricos de controle de acesso. O ONVIF continua a trabalhar com seus membros para expandir o número de soluções de interoperabilidade de IP que os produtos em conformidade com o ONVIF podem fornecer.

Mais informações sobre produtos em conformidade com o ONVIF, incluindo empresas membros e seus modelos em conformidade, estão disponíveis no site do ONVIFwww.onvif.org .

 

Origem: ONVIF

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.