Câmera com IA flagra motorista que usa celular ao dirigir na Austrália

Listen to this article

O governo do distrito de Nova Gales do Sul, na Austrália, começou neste domingo (1º) a implementação de um novo sistema de segurança no trânsito. De acordo com a ABC, novas câmeras foram instaladas em ruas da região para flagrar e multar motoristas que estão usando o celular enquanto dirigem.

Ao todo, 45 locais receberam câmeras fixas em postes e até portáteis, que ficam instaladas em veículos públicos e tiram fotos dos automóveis. E não há qualquer aviso de que a região é monitorada, como os avisos de radares de velocidade: a ideia é mesmo pegar os condutores desprevinidos. Ao todo, o projeto custou 88 milhões dólares australianos (cerca de R$ 253 milhões em conversão direta de moeda) e pode ser implementado em outras partes do país.

As câmeras rodam a partir de um sistema com inteligência artificial, capaz de detecar a presença ou não do celular nas mãos do motorista, independentemente da velocidade do carro ou das condições climáticas.

Testes preocupantes

Nos últimos seis meses, duas câmeras foram posicionadas nas ruas de Nova Gales do Sul apenas para testar o equipamento e verificar a quantidade de motoristas imprudentes. Os resultados foram preocupantes: mais de 100 mil flagras foram realizados, evidenciando a necessidade da instalação. Em um dos casos, um motorista usava o celular com as duas mãos no carro a 80 km/h, enquanto o passageiro conduzia o volante do veículo.

Origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.