App experimental usa câmera do telefone para testar coagulação do sangue

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de teste para coagulação do sangue que pode ser uma solução de baixo custo para um problema que aflige milhões de pacientes que tomam medicamentos para “afinar” o sangue.

Utilizando apenas uma gota de sangue e o motor de vibração de um smartphone com um pequeno copo plástico sob a câmera, o novo teste mostrou-se dentro da faixa padrão de precisão. A pesquisa foi publicada na sexta-feira (11) na revista Nature Communications.

Coágulos sanguíneos constituem uma resposta natural do organismo humano a lesões com sangramento. Mas, se por um lado, essa homeostase reduz os riscos de uma hemorragia, por outro, pode levar a graves consequências, como derrame, ataque cardíaco ou embolia pulmonar, no caso de pacientes com problemas médicos do tipo coagulação excessiva (trombofilia), ou que usam válvulas cardíacas mecânicas.

Como funciona o novo teste de coagulação sanguínea com smartphone?

O problema leva milhões de pacientes no mundo inteiro a tomar medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, por exemplo. No entanto, o fármaco não é perfeito, e demanda que os pacientes sejam testados periodicamente para assegurar que seu sangue esteja com a taxa de coagulação adequada. Para isso, é necessário que as pessoas busquem um laboratório de análises clínicas ou utilizem testes domésticos de custo elevado.

No novo teste micromecânico de coágulos sanguíneos, o paciente coloca uma gota do seu sangue no pequeno copo, onde existe uma partícula de cobre e um produto químico que dá início ao processo de coagulação. A seguir, o motor de vibração do celular sacode o copo, enquanto a câmera monitora o movimento da partícula até que ela pare de se mover devido à formação do coágulo.

origem: App experimental usa câmera do telefone para testar coagulação do sangue – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.