Soluções tecnológicas auxiliam as altas demandas de hospitais

Listen to this article

Diferentes tecnologias promovem benefícios operacionais, administrativos e logísticos às unidades de saúde. Conheça quais são elas

Os avanços da Medicina andam lado a lado com o desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade e, mais recentemente, a tecnologia tem feito diferença não apenas em tratamentos, mas também na gestão hospitalar.

As soluções tecnológicas já apresentavam um aprimoramento significativo nas últimas décadas, mas a pandemia da Covid-19 e a demanda por isolamento social intensificaram as aplicações na área da saúde.

Como a tecnologia tem transformado a área da saúde?
A área da saúde sempre teve uma demanda de registros médicos de pacientes, documentos que devem ser guardados por décadas em sigilo.

Entretanto, a pandemia promoveu um salto significativo nos atendimentos hospitalares, o que resultou na necessidade de um sistema mais dinâmico, prático e seguro de gestão de dados, incluindo fluxo informacional e armazenamento.

Nesse contexto, já começavam a ser usadas soluções tecnológicas como a computação em Nuvem, para dar mobilidade e escalabilidade às instituições de saúde, e Internet of Things – internet das coisas – para conectar pessoas e objetos.

Outra tecnologia promissora é a Inteligência Artificial (IA) tanto na perspectiva do atendimento ao paciente, como com análises radiológicas inteligentes, como no setor administrativo, com softwares de gestão que auxiliam na administração, como o monitoramento automatizado de estoque e previsibilidade da demanda.

A ideia central por trás do uso das soluções tecnológicas na saúde é ampliar a capacidade de atendimento das instituições enquanto garante uma assistência de excelência aos pacientes.

A tecnologia também é aliada em etapas relacionadas ao diagnóstico e tratamento, como por meio da telerradiologia, cirurgias robóticas a distância, ressonância magnética e radiologia digital.

Por fim, as novas soluções também contribuem nas tarefas gerenciais por meio da coleta e processamento de dados para garantir mais inteligência e assertividade nas decisões dos gestores.

Quais as aplicações da tecnologia na saúde?

  • eficiência,
  • redução de custos,
  • escalabilidade de atendimento,
  • ampliação do acesso e outros.

Algumas ferramentas voltadas à área médica:

1)Sensores inteligentes
Os sensores inteligentes são baseados em tecnologias como a internet das coisas, Inteligência Artificial e automação, de forma que o hardware e software funcionem integradamente ao sistema. Câmeras inteligentes de rastreamento de temperatura que permitem mapear indivíduos febris mesmo em locais de alta movimentação, como estações, praças, terminais rodoviários e outros, por exemplo.

Monitoramento assistencial remoto
Já em uso em outros países, a teleconsulta e o telemonitoramento foram regulamentados no Brasil no início da pandemia para auxiliar nos esforços da comunidade médica e sanitária.

Os dispositivos são usados tanto para prestar suporte com médico à distância como para monitorar os pacientes.

Utilização de Nuvem para armazenamento dos dados
Com o aumento do fluxo de dados da área da saúde, o armazenamento tornou-se um fator decisivo na boa gestão hospitalar e viabilidade de uma assistência eficiente e ágil.

Nesse sentido, a computação em Nuvem é uma importante aliada por garantir vantagens como:

  • flexibilidade,
  • mobilidade,
  • atualização em tempo real,
  • escalabilidade das operações e
  • segurança dos dados.

Acompanhamento de pacientes crônicos com IoT
Como visto, a internet das coisas (IoT) tem diversas aplicações na área da saúde e, entre elas, destaca-se o acompanhamento remoto de pacientes crônicos com o uso dos dispositivos vestíveis – wearables.

Um exemplo são os relógios inteligentes que coletam as informações dos pacientes em tempo real, pressão arterial e saturação sanguínea e podem enviar esses dados para o médico ou formar um histórico para ser consultado nos atendimentos periódicos.

Softwares diversos
Atualmente, existem diversos softwares em uso na área médica para facilitar as operações, beneficiando pacientes, gestores e profissionais da saúde.

O software de gestão hospital talvez seja o mais conhecido, pois centraliza as operações dos diferentes departamentos em uma única interface, gerando ganhos logísticos, administrativos e financeiros significativos.

Mas além dele, existem ferramentas mais pontuais, como o Sistema de informação radiológica (RIS) para gestão integrada do departamento radiológico.

Na área de radiologia está disponível o software de voz para laudo, que aumenta a produtividade e eficiência de médicos radiologistas ao facilitar a emissão do laudo radiológico que pode ser ditado em vez de digitado, aumentando a produtividade.

Portanto, existem diferentes soluções tecnológicas aplicáveis à área da saúde que ajudam no atendimento às altas demandas de clínicas e hospitais, beneficiando atividades operacionais e administrativas.

origem: Soluções tecnológicas auxiliam as altas demandas de hospitais – Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.