Lotes de IPv4 acabam oficialmente

Última entrega foi feita pela Iana, entidade que controla a distribuição dos protocolos, nesta semana. Entenda o que muda.

Os últimos protocolos de internet no modelo IPv4 foram entregues pela Iana, a agência que controla a distribuição de IPs, na quinta-feira (03/02), segundo a agência Reuters. Assim que o bloco que permite a criação de quatro bilhões de endereço acabar, o protocolo IPv6, que forma até 340 decilhões de combinações, será adotado.

Amudança ocorrerá porque cada equipamento conectado à internet tem seu próprio endereço de IP, que é um número que caracteriza o aparelho. Para que a internet continue crescendo é importante que a disponibilidade dessas combinações aumente.

O Brasil ainda deve ter endereços IPv4 por mais um ano. No País, a distribuição é feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A coexistência entre este protocolo e o IPv6 deve ocorrer por até 20 anos, quando o segundo padrão substituirá o primeiro.

Como informou a agência Reuters, a troca não vai afetar os usuários domésticos, já que os sistemas operacionais dão suporte ao novo protocolo
 
 
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.