Santa Casa implanta ponto biométrico

Listen to this article
Controlar o ponto de entrada e saída de trabalho com facilidade e segurança. Esta é a proposta do Ponto Biométrico que a Fundação Santa Casa de Misericórdia disponibilizará aos seus servidores a partir da próxima segunda-feira, 18.
A nova maneira de gerenciar o cumprimento da jornada de trabalho é uma das mais modernas já utilizadas com sucesso em muitas instituições. O ponto digital suplanta em eficiência e qualidade, qualquer sistema convencional, sendo a solução tecnológica mais sofisticada para gerenciar o controle de frequência, além da segurança de acesso à instituição.
 
Segundo Lilia Cristina Godinho, psicóloga e gerente de Gestão de Pessoas, a biometria é a mais avançada tecnologia de reconhecimento de características físicas que não podem ser adulteradas. Sua utilização garante, portanto, um nível máximo de segurança. Há sistemas de verificação biométrica através da íris, da voz, da retina, da face, da palma da mão e da assinatura. Porém, o mais confiável, rápido, seguro e de baixo custo é a impressão digital.
 
A gerente ressalta ainda que o sistema evita fraude, como a marcação indevida feita por outros servidores, o que é comum em acessos convencionais como no uso de cartão de ponto. Resumindo, o sistema biométrico, ou digital, é o mais seguro. A informação registrada não pode ser rasurada nem fraudada, é a mais absoluta expressão da verdade. Outra grande vantagem, é que ele é totalmente automatizado. O próprio sistema gera relatório e folha, evitando problemas com horas extras, atrasos e plantões.
 
A redução de gastos e tempo administrativo também é uma vantagem, “mas quem ganha mesmo é a população que precisa dos serviços de saúde, já que haverá uma adequação dos serviços com os horários dos servidores e como resultado prático, agilidade nos atendimentos de consultas médicas, cirurgias e outros atendimentos com mais qualidade”, reforça Lilia Godinho.
 
Para Flávio Roberto Costa Silva, presidente da Associação de Servidores da Santa Casa, a maior preocupação era que todos os servidores das diversas categorias fizessem uso do ponto biométrico e não fosse obrigatório só para alguns: “em reunião com a presidência da Santa Casa que nos atendeu com total transparência foi garantido que todos os servidores deverão fazer uso do novo sistema de ponto, isso também irá dificultar os fraudadores. Há pessoas que batem o cartão de outros servidores, essa prática é irregular e a expectativa é que isso acabe” declara Flávio Roberto Silva.
 
 
(Portal Agência Pará/PA – 17/04/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping29-04-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.