Prefeitura de Poá disponibiliza ‘botão de pânico’ para moradores de três regiões da cidade

Listen to this article

O projeto “Vigilância Solidária” atende moradores do centro, Jardim Nova Poá e Calmon Vianna.

Em Poá a tecnologia permite que moradores usem um “botão de pânico” para acionar a central de monitoramento em três regiões da cidade: centro, Jardim Nova Poá e Calmon Vianna. O projeto “Vigilância Solidária” também conta com um grupo no WhatsApp.

O Roberto de Melo, que tem loja em Poá, já foi vítima de bandidos, 20 vezes. Até que o WhatsApp conseguiu impedir mais uma ação dos criminosos. Inclusive, os suspeitos foram presos. “Avistei quatro homens com mochilas, encostados em um comércio. Acionei o grupo que tenho no WhatsApp com comerciantes e GCMs e em menos de 10 minutos, eles chegaram e prenderam os bandidos”.
No grupo com 85 pessoas, ele é o administrador e diz que impõe algumas regras. A ideia é que os participantes só mandem mensagens quando desconfiarem que estão em perigo, isso facilita uma ajuda mais rápida. “Não pode ficar posdtando mensagem de auto-ajuda, só informações que deixem as pessoas mais seguras e em alerta.”
E na tentativa de proteger ainda mais quem vive e trabalha na cidade, a Prefeitura também ampliou o sistema de segurança. Até agora são três câmeras de monitoramento instaladas nas principais ruas da cidade. Elas fazem parte do projeto “Vigilância Solidária” que começou há 15 dias. “É uma plataforma pública e através da internet ter acesso à todas essas câmeras que estão disponibilizadas. Tem um aplicativo também”, explicou o secretário Nobuo Aoki Xiol.
E tem mais, o projeto também conta com outro aplicativo: um botão de alerta, que quando acionado por 5 segundos, aparece em vermelho em uma das telas de monitoramento da Guarda Municipal. A partir dai, providências são tomadas.
“O operador fica acompanhando essa câmera e tendo condições de identificar qual é a necessidade, já faz o acionamento do serviço de emergência necessário e compatível com aquela ocorrência. Não sendo possível, ele tenta fazer contato com o solicitante”, disse o secretário de Segurança Nobuo Aoki Xiol.
A ideia tem dado certo, um comerciante preferiu não aparecer, mas diz já usou tanto o whatsapp como o “botão de alerta” que aliás, só vieram pra colaborar com a tranquilidade de todos. “Quando um é vítima, todos se solidarizam e compartilham as imagens e também o pedido de de socorro. Qualquer um tem essa possibilidade de fazer essa solicitação de urgência e emergência”
Pra acessar as câmeras de segurança, o endereço na internet é vigilânciasolidaria.online. Pra acionar o botão de pânico é preciso baixar o aplicativo no celular, que tem o mesmo nome do site.
origem:  http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/prefeitura-de-poa-disponibiliza-botao-de-panico-para-moradores-de-tres-regioes-da-cidade.ghtml

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.