Empresário aponta itens de segurança para se investir

Listen to this article

O mercado de sistemas eletrônicos de segurança registrou crescimento de 12%, fechando o ano de 2010 com faturamento de US$1,680 bilhão, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE).

No País, há hoje mais de 650 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes, o que corresponde a 10,5% de um total de 6,18 milhões imóveis com possibilidade de receberem sistemas de alarmes monitorados.
Os números confirmam o bom momento do mercado e que promete crescer ainda mais nos próximos anos, seja em função do aumento do uso das tecnologias pela classe média brasileira, seja pelos eventos esportivos no Brasil (Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016), ou ainda pela utilização das tecnologias de sistemas eletrônicos de segurança pelos serviços públicos.
 
E, diante da diversidade de opções de sistemas de segurança disponíveis no mercado, é essencial conhecer o produto mais apropriado para atender a necessidade de quem busca reforçar a proteção. Para auxiliar nessa identificação, Cristiano Vargas, diretor da VAULT, especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme), aponta os principais itens de segurança e suas respectivas características:
Porta blindada: Revestida com aço balístico de alta resistência mecânica, a porta blindada deve ter proteção balística homologada pelo exército através do RETEX (Relatório Técnico Experimental). Possui fechadura multidirecional com diversos pontos de travamento, garantindo o máximo de proteção contra arrombamento, e permite sua instalação em todo tipo de estabelecimento comercial e industrial, além de residências e apartamentos.
 
Janela blindada: A blindagem de janelas é ideal para assegurar a proteção contra invasão, vandalismo ou balas perdidas, seja para residências, empresas ou estabelecimentos comerciais. Os vidros blindados são laminados entre si com PVB (polivinil butiral), e podem possuir espessura de 28mm (proteção nível II), 38mm (proteção nível IIIA) e 54mm (proteção nível III).
 
Parede blindada: As paredes e/ou revestimento de parede blindadas prometem ser opções ideais para garantir a proteção de cômodos ou ambientes inteiros, seja para residências, empresas ou estabelecimentos comerciais. Caso a blindagem seja feita em um empreendimento já existente, as paredes ou o teto são reforçados com painéis blindados autoportantes em composições de chapas e tubos de aço.
 
Cofre blindado: Os cofres de alta resistência são dotados de proteção contra ataques de ferramentas térmicas e mecânicas, construídos com seu corpo em aço; com enchimento em concreto de alta resistência; blindagem química entre as chapas; sistemas de trancamento mecânico e fechadura de segredo. Sua aplicação com fechaduras eletrônicas de retardo resultam em um maior controle de acesso na sua abertura, dificultando ações de criminosos e mantendo a integridade dos bens protegidos.
 
Controladoras autônomas: As controladoras têm a possibilidade, de forma autônoma, de estipular quem pode acessar uma determinada área. O sistema permite filtrar diversos relatórios e configurar estações cliente para várias aplicações, do cadastramento de visitantes ao gerenciamento distribuído de eventos de acesso, vídeo e alarmes.
Leitora biométrica: De impressão digital ou reconhecimento facial, as leitoras biométricas permitem aplicações em sistemas de controle de acesso, cofres, ATM’s, PDV’s, entre outras automações.
Sistema integrado de controle de acesso: A plataforma de controle de acesso integrada a alarmes e CFTV compreende recursos que monitoram acesso de pedestres e veículos, controle de visitantes, ronda de guardas, controle de elevadores, circuito fechado de vídeoa, controle de ponto, entre outros. As diversas funcionalidades do sistema permitem ações como captação de movimentação geral, de objeto estranho, de eventos suspeitos, entre outros.
 
"Atualmente, investir em sistemas de segurança, especialmente, atrelando equipamentos mecânicos (como portas e janelas blindadas) a equipamentos eletrônicos (como leitoras biométricas e sistemas de vídeo), tornou-se uma necessidade crescente para todo tipo de público. No entanto, as demandas são diferentes, daí a importância de buscar uma empresa séria, que entenda o que o consumidor busque e ofereça exatamente aquilo que ele precisa", finaliza Vargas.
 
(Portal Artigonal/SP – 08/08/2011) 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.