ISC BRASIL 2014 DISCUTE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EM FÓRUM

Listen to this article

Evento irá discutir vários temas ligados à prevenção de incêndios, entre eles, o PL que está em tramitação no congresso, e debater tragédias como a que aconteceu há um pouco mais de um ano em Santa Maria (RS).

São Paulo, fevereiro de 2014 – Um ano após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), o Brasil ainda não possui uma lei federal com normas, regulamentos e instruções técnicas direcionada à prevenção e detecção de incêndios. Um projeto de lei (PL 2020/2007) está pronto desde junho do ano passado, mas ainda aguarda votação na Câmara. No país os dados são alarmantes: apenas 14% dos 5570 municípios brasileiros têm bombeiros, e o país registra cerca de 200 mil incêndios por ano, quase 500 por dia, de acordo com estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Para discutir o assunto e apontar melhorias no setor, a ISC BRASIL 2014 – 9ª Feira e Conferência Internacional de Segurança realiza, no dia 19 de março, o 2º Fórum Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio, promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

O evento faz parte da programação paralela da ISC BRASIL, considerada a feira mais importante da indústria de segurança do país marcada para os dias 19 a 21 de março, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte. Fabricantes, autoridades e entidades irão debater a legislação sobre prevenção e combate a incêndio, as ações em desenvolvimento nos Corpos de Bombeiros, no Congresso Nacional, a certificação de produtos e as estatísticas sobre incêndios, entre outros temas. “A necessidade de discutir sobre incêndio estão nos números: a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um mínimo de um bombeiro para cada mil habitantes, No Brasil, a proporção é de 2.757 pessoas por profissional. Para se adequar ao padrão internacional, o país precisaria aumentar em 175% o número de pessoal neste setor. O caso ocorrido em Santa Maria (RS), que deixou 247 mortos, também foi decisivo para a tomada de novas normas e regulamentos para incêndios”, aponta Ivan Romão, gerente comercial da Feira.

A ABINEE foi a associação escolhida para ser parceria do Fórum, já que os trabalhos do seu Grupo de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio (GSDAI), criado em 2005, contribuiu para a elaboração da norma ABNT que trata dos Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos para projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, além de participar da Comissão Externa da Câmara de Deputados, coordenada pelo deputado federal Paulo Pimenta, na elaboração do projeto de legislação de prevenção a incêndios. O PL inclui a criação de regras nacionais de segurança, a definição de responsabilidades de cada esfera governamental e a criminalização de atos de negligência dos donos de estabelecimentos e dos envolvidos na fiscalização e concessão dos alvarás. O descumprimento de determinações do Corpo de Bombeiros ou do poder público passa a ser crime punido com pena de seis meses a dois anos de detenção mais multa.

Programação

O 2º Fórum Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio – que acontece das 14h30 às 17h30, na sala Santana 3, do Pavilhão Verde do Expo Center Norte – terá quatro temas principais: Os grandes incêndios ocorridos no Brasil nos últimos anos; Políticas de segurança contra incêndio no Brasil; Situação da certificação de produtos contra incêndio; e Legislações em tramitação no Congresso sobre detecção, combate a incêndio e inspeções. “Esses assuntos serão trabalhados por especialistas na área que darão um panorama da situação do Brasil. É uma oportunidade de discutir soluções para um problema tão sério”, reforça Ivan Romão.

As inscrições para o fórum já estão abertas e podem ser feitas pelo link http://www.abinee.org.br/informac/cursos/

ISC BRASIL

A ISC BRASIL está consolidada como a feira mais importante da indústria de segurança no país. Com mais de 37 anos e duas edições anuais nos Estados Unidos, o evento aparece como o principal centro gerador de negócios, de informações e da difusão para o setor que mais cresce no mundo. Para a edição de 2014, serão apresentadas várias novidades, como soluções integradas, equipamentos e serviços para todas as necessidades de segurança, de grande, médio e pequeno porte, atendendo diversos segmentos da economia. Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, está 9ª edição contará com 150 expositores nacionais e internacionais, distribuídos em uma área de 17 mil m², reunindo mais de 10 mil profissionais do setor.

SERVIÇO

ISC BRASIL 2014 – 2º Fórum Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio
Data: 19 de março de 2014
Local: Sala Santana 3, Expo Center Norte (Pavilhão Verde)
Horário: 14h30 às 17h30
Site: www.iscbrasil.com.br

Evento exclusivo para profissionais do setor. É proibido o ingresso para menores de 16 anos, mesmo que acompanhados de seus responsáveis.

Informações para imprensa:

Rojas Comunicação – Assessoria de imprensa do evento
PABX: (11) 3675- 4940
Raquel Rojas  – raquelrojas@uol.com.br
Samantha Oliveira – rojasassessoria@uol.com.br
Laís Sansoni – rojascom@uol.com.br

Gerência de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado

Antonio Alves – (11) 3060-5019 – antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez – (11) 3060-4947 – monise.hernandez@reedalcantara.com.br
Andressa Bezerra – (11) 3060-4747 – andressa.bezerra@reedalcantara.com.br
Bianca Bote – (11) 3060-4909 – bianca.bote@reedalcantara.com.br

Origem: http://www.iscbrasil.com.br/pt-br/Multimidia/Releases/Releases/ISC-BRASIL-2014-DISCUTE-PREVENCAO-E-COMBATE-A-INCENDIO-EM-FORUM/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.