ONVIF anuncia o lançamento do Perfil M

Listen to this article

ONVIF lançou o Perfil M, que padroniza metadados e eventos para aplicativos analíticos. Este novo perfil aborda o mercado de análise de vídeo dinâmica, bem como expande os caminhos para o uso de metadados e tratamento de eventos em outros sistemas, como controle de acesso, serviços em nuvem e plataformas IoT.

Quem se beneficia com o Perfil M
Perfil M fornece uma maneira padrão de comunicação de metadados e eventos entre serviços e dispositivos com capacidade de análise, como câmeras IP, e clientes, como software de gerenciamento de vídeo ou serviços baseados em servidor ou nuvem. Ele permite que integradores de sistemas e usuários finais combinem com flexibilidade soluções de diferentes fornecedores de dispositivos ou serviços de ponta que produzem metadados e eventos, com software de gerenciamento de vídeo ou serviços em nuvem e aplicativos IoT, em um único sistema.

“O ONVIF reconhece que a necessidade de interoperabilidade evoluiu além do relacionamento tradicional entre um dispositivo de hardware e um cliente de software de diferentes fornecedores”, disse Sriram Bhetanabottla, presidente do Profile M Working Group. “A flexibilidade para incluir serviços baseados em nuvem e servidor como ‘dispositivos em conformidade’ torna o Profile M interessante também para desenvolvedores independentes de soluções analíticas baseadas em software. Isso ajudará a impulsionar o crescimento do número e dos tipos de aplicativos de segurança, proteção e eficiência operacional disponíveis para os usuários finais. ”

Como o Perfil M funciona
No contexto do vídeo, os metadados analíticos – que podem ser uma variedade de classificações de objetos – têm vários usos. Eles podem ser usados ​​para destacar certos objetos em um fluxo de vídeo, acionar respostas automáticas e armazenar e pesquisar com eficácia o conteúdo de vídeo de seu interesse. Outros usos incluem mapeamento térmico em uma loja de varejo usando metadados humanos e de geolocalização, e mapeamento de veículos em um estacionamento usando metadados de veículos e geolocalização.

O Perfil M também oferece suporte a interfaces de manipulação de eventos para contagem de objetos e análise de reconhecimento de face e placas de veículos, bem como eventos formatados em JSON sobre MQTT, um protocolo para aplicativos IoT. Um exemplo de um caso de uso de IoT pode ser para controle de temperatura ambiente, onde uma câmera Profile M (com suporte MQTT) detecta humanos em uma sala e envia um evento ONVIF por MQTT para uma plataforma ou aplicativo IoT que, por sua vez, aciona um smart termostato para ajustar a temperatura ambiente.

 

ONVIF anuncia o lançamento do Perfil M
ONVIF anuncia o lançamento do Perfil M

O Perfil M pode ser combinado com outro vídeo ONVIF e perfis de controle de acesso para um sistema integrado baseado em interfaces ONVIF.

Mais informações sobre o Perfil M podem ser encontradas aqui .

 

 

Origem: ONVIF

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.