Sistemas de Alarmes conectados otimizam recursos e armazenamento de dados para segurança

Conectividade M2M da Arqia garante à Verisure, estabilidade entre dispositivos de segurança e as centrais de monitoramento, assim como informação em tempo real sobre o estado atual dos dispositivos

A busca por segurança eletrônica vem aumentando a cada ano e refletindo diretamente nas vendas do setor. Segundo a Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, 2018 superou em 8% as vendas de 2017 e a previsão para este ano é um crescimento de 10%. Tal demanda requer que o mercado se adapte e ofereça tecnologias cada vez melhores para gerenciamento dos dispositivos de segurança de forma remota, por exemplo.

Com esse objetivo, a Verisure – empresa de segurança com mais de 30 anos de mercado e presente em 16 países – trabalha com sistema de alarme exclusivo, capaz de armazenar dados, como vídeo e voz, em rede. Além disso, dispõe de uma tecnologia que permite enviar alertas e imagens sempre que os sensores identificarem uma invasão.

Para melhor atender os clientes, estas soluções de segurança possuem conectividade Machine-to-Machine (M2M). Os alarmes são instalados em ambientes e através do painel central, que utiliza a conectividade, é enviado um alerta sempre que há alguma intervenção inesperada no local. Por meio da parceria com a Arqia – empresa do Grupo Datora, referência em Internet das Coisas (IoT) e M2M – a Verisure precisa da garantia que a conectividade M2M nestes equipamentos permaneça estável.

A segurança de residências e pequenos negócios, por exemplo, é um setor que necessita de uma conexão entre máquinas que vai além do acesso a câmeras e alarmes. Por meio dos SIM Cards da Arqia implementados nos painéis de controle da Verisure, é possível monitorar o ambiente sempre que houver uma tentativa de intrusão confirmada.

A Central de Monitoramento recebe as informações em tempo real e pode acionar os protocolos de segurança com mais assertividade e agilidade.

Através de uma conectividade com ampla cobertura, a mesma é mantida mesmo quando não recebe o sinal necessário. A conectividade M2M da Arqia ocorre sem a necessidade de fios, característica vantajosa no caso de um determinado local ter seus cabos de telefonia ou de energia cortados. Dessa forma, a central de monitoramento não perde o contato com seus dispositivos de segurança, como alarmes e imagens de CCTV do local violado. Para que o alerta seja recebido rapidamente, os SIM Cards da Arqia promovem uma boa comunicação entre o sistema de gerenciamento de segurança local e o endereço de IP que recebe as informações.

Essa pronta resposta no redirecionamento do sinal possibilita ao departamento responsável pela segurança de uma empresa melhorar o gerenciamento dos ambientes monitorados. “O ponto principal que contribuiu para a decisão de um fornecedor em conectividade M2M que atendesse ao nosso modelo de negócio foi a estabilidade na comunicação e no mapa de cobertura. A Arqia nos apoia em novos projetos, além de nos auxiliar solucionando incidentes, por meio de uma metodologia de trabalho ágil”, afirma Mariana Maaze, Diretora de Marketing da Verisure.

A Verisure possui cerca de 40 mil SIM Cards da Arqia instalados em seus dispositivos. Por ser híbrido, o chip utiliza a rede de mais de 400 operadoras nacionais e internacionais, proporcionando maior cobertura na transmissão dos dados. “Atuamos com a missão de possibilitar a transmissão de conectividade das coisas para diferentes plataformas e nuvens. Nossas soluções de IoT funcionam com o objetivo de reduzir custos e gerar novas receitas. Por isso, trabalhamos junto à Verisure para desenvolver um SIM Card customizado que atendesse às necessidades de conectividade e segurança da empresa”, comenta Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia.

Mariana Maaze lembra ainda que a Verisure teve como resultado a redução de SLAs nas resoluções das incidências que afetavam o serviço dos clientes, além de flexibilidade na hora de solicitar novas linhas, ponto importante para o crescimento que possuem atualmente. “Valorizamos o trabalho em conjunto e direto com a equipe de técnicos e engenharia da Arqia, principalmente, na hora de solicitar suspensão ou aquisição de novas linhas. Nosso modelo de negócio está em expansão no Brasil e precisamos de rapidez e flexibilidade”, completa.

origem: Infor Channel

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.