UEL assina contratos de Sistema de Segurança Eletrônica no Campus

Escutar o áudio deste artigo

A reitora da UEL, Marta Favaro, assinou na última sexta-feira (29) três contratos para a implantação de um moderno Sistema de Segurança Eletrônica no Campus da UEL, que será amparado em três eixos – leitura de placas e controle de acesso de veículos, sistema de rádio comunicação digital, além do reforço e ampliação de um complexo de videovigilância em toda a extensão do Campus.

O novo sistema deverá estar funcionando dentro de 90 dias e vai tornar o Campus da UEL ainda mais seguro, considerando toda a extensão da área e que a comunidade universitária soma cerca de 25 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores. Segundo a reitora, o sistema utilizará tecnologia de última geração e tem a função de prevenir e inibir ações que possam colocar membros da comunidade em risco. Outra vantagem do sistema está ligada à conservação do patrimônio público.

O vice-reitor, Airton Petris, destacou que o sistema deverá promover a segurança a partir da prevenção de atos de violência e vandalismo. A proposta é que os agentes de segurança da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) possam realizar o monitoramento nas três frentes – via sistema de câmera, por meio de rádio comunicação digital e na identificação e monitoramento de veículos automotores.

Sistemas de vigilância

O prefeito do Campus Universitário, Luiz Cláudio Buzeti, explica que a definição da demanda e o processo de licitação foi realizado durante o período de pandemia, nos últimos dois anos, o que exigiu esforço concentrado das equipes da PCU e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), responsável pela concorrência para a seleção das empresas.

O sistema de rádio vai substituir o atual, que é analógico e apresenta limitações de alcance e demanda troca de baterias e manutenção contínuas. Foram adquiridos 36 rádios digitais de última geração, além de uma estação repetidora e três bases de operação.

O novo sistema de leitura de placas de veículos vai substituir o atual e deverá ser ampliado para entradas estratégicas do Campus, na saída da Moradia Estudantil, na rotatória da Clínica Odontológica (COU) e na saída pela PR-445. Segundo Luiz Cláudio, foram adquiridos um software atualizado e 14 câmeras de leitura.

A ideia é que os agentes de segurança produzam relatórios diários da entrada e saída de veículos no Campus, inclusive identificando carros ou motocicletas provenientes de furtos.

Por último, o sistema de videovigilância será ampliado com a aquisição de 45 câmeras novas que se somarão às 56 já instaladas, totalizando um sistema de 111 unidades com capacidade de cobrir 100% de toda a área do Campus. Os novos locais foram definidos a partir de critérios técnicos, que garantem visibilidade e segurança para a comunidade.

O sistema ainda inclui uma central de vídeo wall, com seis monitores de 55 polegadas. Além dos novos equipamentos, toda a área predial da Central de Monitoramento da Divisão de Segurança da PCU foi reformada e recebeu novo mobiliário.

A assinatura dos contratos com as empresas vencedoras do certame foi realizada na sexta à tarde, na Sala dos Conselhos.

origem: Administração oficializa contratos para implantação de Sistema de Segurança Eletrônica no Campus – O Perobal (uel.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.