Seal Telecom discute importância de CCOs integrados e unificados

Listen to this article

Além disso, empresa lançou mobiliário para centros de comando e controle no Futurecom 2015

A integradora Seal Telecom marcou presença durante o Futurecom 2015 e lançou uma nova linha de consoles para Centros de Comando e Controle (CCO) projetados de acordo com os padrões ergonômicos, para melhorar a produtividade dos operadores. Além disso, a empresa apresentou um novo painel de LED que, segundo a empresa, chega ao mercado para substituir os tradicionais monitores de LCD e Retroprojeção. 

A Seal também promoveu um painel durante o segundo dia do evento (27) para apresentar a importância de um CCO integrado e unificado. Conduzido pelo diretor de pré-vendas da companhia, Cristiano Felícissimo, o painel “Vantagens de um Centro de Comando e Controle planejado e integrado aplicado à segurança física”, mostrou o que seria este centro, os desafios do mercado atual e as vantagens de pensar em um sistema integrado e planejado.

“Um centro de comando e controle é um conjunto de equipamentos, sistemas e pessoas que tem por fim trabalhar baseado em procedimentos para aplicar sobre o negócio da empresa”, define Felícissimo. O executivo apresentou os diversos tipos de CCOs, desde o C2, com apenas o vídeomonitoramento, até o Cxi, que agrega comunicação, computação e inteligência.

Cristiano seguiu falando sobre o cenário atual dos CCOs, caracterizado, segundo ele, por diferentes sistemas e informações, fornecedores e equipamentos com qualidades, custos e contratos distintos, equipes variadas com regras normas e supervisores isolados e métricas e indicadores de performance falhos. 

Isso se deve, principalmente, pela falta de um plano diretor de segurança das empresas e investimento dos clientes baseado em custos. Felícissimo explica: “Nós como integradores sofremos muito com isso. Quando vamos nos clientes e perguntamos o porque eles querem colocar implementar esses sistemas de segurança física, cada um responde de um jeito. Eles querem colocar sistemas de alarme de incêndio porque se não o bombeiro não libera a abertura do estabelecimento, querem colocar câmeras porque querem evitar roubos, querem colocar sistemas de detecção de movimento para previnir invasões. Mas no fim, eles não sabem dizer qual é o plano diretor de segurança e o porque eles querem implementar todas essas tecnologia e que riscos eles querem eliminar”.

Toda essa falta de planejamento, tem consequências diretas na segurança do estabelecimento, dificultanto a coordenação de ações de todas as forças de segurança e em investigaçõs futuras, além de impossibilitar a prevenças de ameaças e incidentes.

Por fim, Felícissimo focou no que seria esse CCO integrado e planejado e seus benefícios. “Antes, se eu tinha vários sensores, cada um entrando numa sala de operação independente, eu agora tenho uma plataforma que faz a correlação dos dados e informações e entende em que momento, local e severidade está acontecendo algum incidente para mitigar ou eliminar alarmes falsos e, consequentemente, diminuir custos operacionais e poder agir melhor”, explica.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2015-11-seal-telecom-discute-importancia-de-ccos-integrados-e-unificados-20513

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.