Muralhas digitais estão transformando municípios brasileiros

Listen to this article

As novas muralhas não são para separar, mas para integrar e proteger aquilo que há de mais valioso, a vida e o bem-viver dos munícipes

Por Selma Migliori

Imagine as cidades da idade média cercadas por grandes muralhas de pedra. A questão é que as barreiras físicas, desde os primórdios, foram utilizadas como sinônimo de proteção e segurança, sobretudo de fronteiras e divisas.

Ainda hoje, o cuidado com o limite entre um município e outro é um ponto de atenção para a administração pública, mas cogitar estabelecer um muro nesses locais seria bastante custoso e ineficiente.

Contudo, já não é preciso mais toneladas de material, apenas soluções de segurança eletrônica para proteger cidades inteiras.

Com a popularização do ecossistema de Cidades Inteligentes nos municípios brasileiros, as Muralhas Digitais ganharam espaço como uma estratégia de combate à criminalidade, mas não apenas – zeladoria, defesa civil, assistência social, fluxo viário – são muitos os setores da administração pública que se beneficiam desta centralização de dados (áudio, imagens e estatísticas) em tempo real e, sobretudo, da integração entre os dispositivos e compartilhamento de informações.

Se pensarmos na realidade dos centros urbanos, um acidente de trânsito exige a presença de autoridades policiais, agentes de tráfego, equipes de saúde e até de manutenção, caso algum aparelho público tenha sido danificado.

Desta maneira, integração acaba sendo a palavra-chave para compreender este projeto.

No interior de São Paulo, inclusive, algumas cidades próximas compartilham os dados entre si, para antecipar ou até mesmo responder ocorrências que ultrapassam a fronteira dos municípios, é o caso de Limeira.

Esse tipo de conexão em tempo real só a tecnologia consegue proporcionar.

Já em Curitiba, autoridades policiais, agentes de trânsito, defesa civil, limpeza e zeladoria, todas as áreas se beneficiam do monitoramento em tempo real e das informações coletadas por dispositivos inteligentes.

Na capital paranaense, durante as eleições, os locais de votação e os principais pontos da cidade serão monitorados pelos dispositivos da Muralha Digital.

Agora pense nos festivais de música, jogos de futebol e outros grandes eventos, a solução agrega recursos para garantir a segurança, o trânsito nas vias próximas, a limpeza e até a saúde dos participantes.

O desafio para popularizar a solução passa por desenvolver o ecossistema de inovação nas cidades. A tarefa não é simples, mas sabemos o que é preciso: o engajamento dos atores do poder federal, estadual, municipal, organizações da sociedade civil, educacionais e também empresas; e aprovação do Estatuto da Segurança Privada, que promoverá a livre concorrência e iniciativa ao mercado de sistemas de segurança eletrônicos, setor que possui a capacitação técnica para desenvolver, operar e realizar a manutenção das soluções que transformarão os municípios em Cidades Inteligentes.

Contudo, nenhum desafio apaga o potencial desta e de outras soluções inteligentes para os municípios brasileiros.

A segurança eletrônica mostra que tecnologia e bem-estar público são sinônimos para responder às novas e antigas demandas dos municípios.

Não há futuro sem inovação, o que falta agora é investimento real para promover projetos que já se mostram vitoriosos.

As novas muralhas não são para separar, mas para integrar e proteger aquilo que há de mais valioso, a vida e o bem-viver dos munícipes.

origem: Muralhas digitais estão transformando municípios brasileiros pos Selma Migliori, presidente da ABESE | CRYPTOID

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.