Câmeras de monitoramento em Rio Claro flagram quase mil ocorrências

Listen to this article

Com pouco mais de um ano de operação, as 23 câmeras de monitoramento instaladas pela prefeitura de Rio Claro em pontos estratégicos da cidade já se tornaram importantes aliadas das forças de segurança que atuam no município, que estão utilizando as imagens captadas para resolver as ocorrências.

Quase mil registros de ocorrências, ou para averiguação, foram feitos nos primeiros 12 meses de funcionamento dos equipamentos, conforme aponta levantamento da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil. A média é de 82 registros analisados por mês.

“As imagens são encaminhadas para as investigações policiais sempre que solicitadas e, além disso, o acompanhamento em tempo real dá mais agilidade ao atendimento da Guarda Civil”, comenta o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Sepúlveda.

Os equipamentos têm auxiliado em diversos tipos de ocorrências e não estão restritos a crimes ou atitudes suspeitas. Uma das maiores médias de registro é de acidentes de trânsito, que chegam a 15 imagens por mês. As câmeras filmadoras também flagram pessoas em atitudes suspeitas, com oito registros mensais em média; danos ao patrimônio público ou privado (sete registros por mês em média), uso ou tráfico de drogas (22) e veículos suspeitos (15). As imagens registradas pelo sistema de monitoramento também são utilizadas para averiguação de pessoas em locais onde houve furtos – são feitas em média 15 análises mensais.

As câmeras de monitoramento, de alta resolução, têm alcance de dois quilômetros. O sistema permite fazer tratamento e análise das imagens captadas, que são acompanhadas em tempo real no Centro de Monitoramento Eletrônico instalado não Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) sediado na Secreta Municipal de Segurança e Defesa Civil.

origem: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/17537/cameras-de-monitoramento-em-rio-claro-flagram-quase-mil-ocorrencias.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.