Centro Integrado de Monitoramento otimiza o trabalho do SAMU 192

Listen to this article

O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) otimizou o trabalho da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em São Bernardo do Campo, permitindo maior rapidez e eficiência no socorro às pessoas que necessitam de atendimento de urgência e emergência.

Inaugurado em abril deste ano, o CIM reúne, além do SAMU 192, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Trânsito e Transporte, que juntos operam 400 câmeras de última geração, instaladas em equipamentos públicos como escolas municipais e unidades de Saúde, assim como em pontos estratégicos nas principais vias.
Com os quatro serviços da Prefeitura atuando lado a lado, a comunicação entre esses serviços se tornou mais ágil, e as imagens captadas pelas câmeras agilizam as ações necessárias, às vezes antes mesmo de o SAMU ser comunicado via telefone.
Exemplo da importância das câmeras para o trabalho do SAMU 192 foi o atendimento realizado em julho, quando equipe que atua na sala de videomonitoramento do CIM constatou, em tempo real, acidente de moto e acionou a ambulância para o local. Nesse caso, a viatura chegou em apenas quatro minutos.

A coordenadora do SAMU em São Bernardo, Fabiana Zangiácomo da Silva Bosnich, avalia que a aproximação entre os serviços ajudou na comunicação, que antes era feita basicamente por telefone. “Quando chegávamos ao local para o atendimento, tínhamos de isolar a área e, caso fosse necessário, acionar o Departamento de Trânsito, via telefone. Agora tudo é feito em tempo real”, disse.
De acordo com Fabiana, houve casos em que os operadores do Departamento de Trânsito flagraram acidente e acionaram o SAMU antes que houvesse uma ligação ao 192, o telefone de emergência. A decisão sobre qual ambulância deslocar para o local da ocorrência também se tornou mais fácil. “As imagens são tão nítidas que nos dão mais segurança para decidir se vamos disponibilizar uma ambulância de suporte básico ou a UTI, para casos mais graves”, disse.

origem: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,703477,Centro_Integrado_de_Monitoramento_otimiza_o_trabalho_do_SAMU_192,703477,9.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.