Em convênio inédito no Brasil, PM terá acesso a 4 mil câmeras de bancos em Minas

Listen to this article

Corporação anunciou cooperação com bancos para ter condições de acessar câmeras externas de agências no estado. Ação pode ajudar em crimes como explosões de caixas eletrônicos e saidinhas de banco

Em cerca de 30 dias a Polícia Militar de Minas Gerais terá acesso imediato às imagens geradas por 4 mil câmeras posicionadas do lado de fora das 1.960 agências bancárias de Minas Gerais. Essa possibilidade foi confirmada a partir da assinatura de um convênio da PM com a Associação dos Bancos de Minas Gerais, braço no estado da Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

De acordo com o comandante-geral da PM mineira, coronel Giovanne Gomes da Silva, o acesso não será no mesmo formato que acontece com o monitoramento das câmeras do Olho Vivo, por exemplo.

O comandante explicou que colocar as imagens para monitoramento simultâneo seria inviável do ponto de vista da quantidade de pessoas para acompanhar as câmeras. Segundo o coronel, a Diretoria de Inteligência da PM terá condições de solicitar das empresas que fazem o monitoramento das câmeras dos bancos as imagens em tempo real quando necessário.

“Antes nós tínhamos muita dificuldade para ter esse acesso. Muitas das vezes a gente tinha o acesso somente mediante uma autorização judicial e agora com a assinatura do termo de cooperação vai facilitar a gente obter as imagens”, diz o coronel.

Como exemplo, o militar citou a necessidade de monitoramento em cima de denúncia de possível explosão de caixa eletrônico. “Se nós temos a suspeição através de uma denúncia anônima ou através de alguma outra informação que pode acontecer a explosão de caixa eletrônico em determinada cidade, nós vamos monitorar em tempo real aquela agência”, acrescenta.

Sobre o acesso às imagens das câmeras internas das agências, Edmar Campos disse que existe uma questão legal a ser avaliada sobre essa possibilidade e por isso ainda não será possível estender o acesso às imagens geradas dentro das agências.

Origem: Estado de Minas

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.