Sistema de vigilância integrado ajuda polícia a capturar bandidos em rodovias paulistas

Listen to this article

Cidades do interior de São Paulo montaram um sistema de segurança inédito no país. A chamada muralha eletrônica tem como base a troca de informações.

Cidades do interior de São Paulo montaram um sistema de segurança inédito no país. A chamada muralha eletrônica tem como base a troca de informações e está ajudando a polícia a reduzir os índices de criminalidade.

O mesmo sistema de segurança está em quase 30 cidades onde moram cinco milhões de pessoas. São 1.100 câmeras instaladas em municípios da Grande São Paulo, litoral e interior do Estado. A maior parte dos equipamentos está na região de Jundiaí. A muralha virtual registra a passagem de quase seis milhões de veículos por dia. Nada escapa aos olhos eletrônicos e ao sistema de inteligência.

As informações dos veículos usados em crimes são compartilhadas. Se uma quadrilha sai de uma cidade e entra em outra, será descoberta. O monitoramento com câmeras especiais ainda gera um banco de dados que pode ser analisado de várias formas, desde o caminho percorrido por um suspeito até o cruzamento de um veículo com uma ou mais ocorrências.

Uma quadrilha invadiu uma empresa em Indaiatuba. Os assaltantes levaram R$ 12 milhões em fertilizantes agrícolas em caminhões roubados. Dois dias depois, um dos carros usados na escolta dos caminhões entrou em Jundiaí. O sistema deu o alerta, a Guarda Civil cercou e prendeu os bandidos. Eles estavam com duas vítimas sequestradas de outro roubo de carga que tinha acabado de acontecer. No caso de placas clonadas, o próprio sistema indica a duplicidade.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.