Seap inaugura nesta quinta centro para monitorar os 51 presídios do RJ

Listen to this article

Serão 1.800 câmeras que acompanharão o dia a dia das unidades em um investimento de R$ 28 milhões. Secretário e governador poderão ter acesso às imagens através de um telefone celular.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) inaugura, nesta quinta-feira (5), o Centro de Controle e Monitoramento de presídios do Rio de Janeiro.

A base ficará em Gericinó, na Zona Oeste. Através de 1.800 câmeras, os servidores acompanharão o dia a dia nas unidades prisionais do estado.

“No Brasil, não existe uma tecnologia parecida. É totalmente inovadora”, afirma Marcos da Silva, diretor do centro de monitoramento.

Todo o material foi adquirido nos Estados Unidos. A criação do centro foi idealizada e planejada pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF), em 2018.

O sistema utiliza ainda inteligência artificial e checa, ao vivo, cada pessoa que aparece em algum dos monitores. Ainda haverá um equipamento para checar as placas dos veículos identificando possíveis irregularidades.

As câmeras proíbem a entrada nas unidades de pessoas cadastradas na chamada “lista proibida”. Para isso, um alerta é disparado na central de monitoramento. Assim se impede que o identificado entre na unidade.

Todo os sistema age de forma automática, mesmo que o operador não esteja com os olhos na tela.

“Às vezes o ser humano, ele vê mas não enxerga. O ser humano é falho, o sistema ele vem com essa função: não só de reforçar as unidades prisionais, mas também ajudar aqui no monitoramento dos usuários, dos operadores”, conta Silva.

As imagens vistas na central serão transmitidas em tempo real. A ideia é que o secretário da Seap, Alexandre Azevedo; e o governador Wilson Witzel possam ter acesso às imagens através de um telefone celular.

“Eu posso acionar todos, todos os entes do estado: a PM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, de imediato. Eu posso dizer aos meus agentes que estão no campo o que fazer, o que não fazer, estabelecer protocolos. Ou seja, reduz demais o tempo e com isso a efetividade da ação, a possibilidade da efetividade se agiganta”, garante o secretário da Seap, Alexandre Azevedo.

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.