Câmeras vão ler placas e ajudar a recuperar carros roubados

Resende começa a ganhar nesta semana novas câmeras de monitoramento para ampliar a capacidade do Centro de Monitoramento, que hoje funciona em parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Parte dos novos equipamentos serão instalados nas principais entradas e saídas da cidade e terão tecnologia OCR (Optical Recognition Character – Reconhecimento Ótico de Caracteres). O objetivo principal é monitorar veículos roubados ou furtados, em tempo real, a partir da leitura de placas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Resende, César Ricardo Aureliano Laurindo, a meta é que Resende tenha ao final do processo 76 câmeras em funcionamento e amplie a área de cobertura do Centro de Monitoramento nos bairros. Novos equipamentos serão instalados nas Estradas Surubi-Bulhões e Resende-Riachuelo, assim como estarão presentes na vigilância de toda área da Fazenda da Barra. Além disso, haverá câmeras nos pontos mais movimentados de acesso da cidade para monitorar as placas de veículos.

O sistema promete praticidade e agilidade no combate ao roubo e furto de veículos em Resende. A partir das ocorrências ou alertas das forças de segurança, a placa entra no sistema já interligado às câmeras de OCR. O veículo é imediatamente identificado ao passar por um dos equipamentos e a partir daí o trabalho de cerco é facilitado. Da mesma maneira, as outras câmeras sem a nova tecnologia continuam sendo usadas para auxiliar as equipes de campo de maneira manual.

– Vamos agilizar muito o trabalho dos profissionais que estão em campo e dos servidores que estiverem no Centro de Monitoramento, que funciona 24 horas por dia com um Guarda Municipal e um Policial Militar acompanhando as imagens – disse Laurindo.

O comandante também destacou que o sistema poderá ser acionado em caso de veículos que estejam sendo perseguidos ou procurados por terem sido usados no apoio a ações criminosas. “Poderemos reduzir o número de roubos e furtos, assim como agilizar a recuperação do veículo eventualmente roubado. Vamos também estar à disposição para que o Centro de Monitoramento ajude no que for necessário. A Polícia Civil, por exemplo, nos requisita com certa frequência imagens que ajudam a solucionar crimes”, destacou.

Origem: Diário do Vale

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.