Drone vai monitorar o Centro de BH

Listen to this article

Os olhares vão se voltar para o céu na próxima terça-feira. A Polícia Militar (PM) vai passar a utilizar drones para flagrar irregularidades no Centro de Belo Horizonte. Os primeiros voos serão sobre a praça da rodoviária, Praça Sete, Praça Raul Soares e praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Aos domingos, o veículo aéreo não tripulado vai percorrer a Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida popularmente como feira hippie. A expectativa é que os equipamentos entrem em operação dentro de 30 dias. 

O projeto vai começar apenas com um equipamento. Ele vai sobrevoar as praças para identificar crimes que acontecem no Centro da capital mineira. A intenção da PM é expandir as ações com mais drones em outros pontos de BH. As informações sobre como serão realizadas as operações serão repassadas na próxima terça-feira. 

Minas Gerais já viveu experiências positivas com o uso de drones. Em janeiro deste ano, a PM conseguiu prender dois traficantes de drogas que vendiam os entorpecentes em festas universitárias no Sul de Minas, principalmente em Lavras. No imóvel dos irmãos, os militares conseguiram flagrar uma plantação de maconha com o uso do veículo aéreo não tripulado. O equipamento sobrevoou o quintal da residência e filmou várias mudas do entorpecente. No imóvel também foram apreendidas drogas sintéticas. 

Além do drone, a PM mineira vai passar a utilizar um robô aéreo para combater crimes ambientais. Com quase dois metros de asa e 90 centímetros de corpo, o veículo pode alcançar 1,5 mil metros de altura e fazer fotos e filmagens do solo em alta resolução. O equipamento deve começar a operar ainda em agosto e o último teste de funcionalidade está previsto para as próximas semanas. 

Com a ajuda do novo equipamento, a polícia pretende identificar, em menos tempo, áreas de desmatamento, incêndios e garimpos ilegais. A cada duas horas, o avião faz monitoramento de 20 hectares. Como em qualquer aeronave, o único obstáculo é o mau tempo. O veículo aéreo não tripulado faz 450 fotos a cada 15 minutos e transmite imagens em tempo real. A rota é programada por meio de coordenadas que o avião segue sem intervenção humana, mas também pode ser controlado à distância. 

origem: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/06/26/interna_gerais,662223/drone-vai-monitorar-o-centro-de-bh-a-partir-de-terca-feira.shtml

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.