Câmeras de monitoramento da Semuttran serão compartilhadas com a polícia

Listen to this article

Quinze novas câmeras de monitoramento estão em funcionamento na cidade. Os equipamentos que tiveram investimento de R$ 480,2 mil, serão usadas no monitoramento do trânsito e auxílio as forças policiais – Guarda Civil, Polícias Civil e Militar – em ações de segurança, uma vez que poderão ser compartilhadas pelas corporações.

O 10o BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) informou em nota, que a corporação vê nesta ferramenta tecnológica de grande valia, mais uma forma de agregar um trabalho em conjunto que envolvem todas as forças de segurança do município. “Neste trabalho, a participação da Prefeitura Municipal é de suma importância e as câmeras darão mais visibilidade e maior possibilidade na identificação de veículos envolvidos no cometimento de crimes, será mais uma forma de contribuir para o policiamento preventivo e de coibir práticas delituosas, propiciando uma resposta mais rápida e consequente melhoria na prestação de serviço público para o cidadão”.

O delegado Seccional Américo Sidnei Rissato disse que de um modo geral, as câmeras de segurança são muito úteis no trabalho de investigação policial, que é o que compete à Polícia Civil.
“As imagens servem e são aceitas como provas da prática de um delito. Serve, ainda, para confirmar ou descartar álibis que nada mais são do que defesas que o investigado apresenta quando pretende provar que não poderia ter cometido o crime por, por exemplo, encontrar-se em local diverso daquele em que o crime de que o acusam foi praticado. Enfim, trata-se de ferramenta de extrema valia”, afirmou Rissato.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), revitalizou a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), instalada no 2º andar do prédio do Centro Cívico. O espaço passou por reforma, troca/aquisição de mobiliário e de novos equipamentos. A inauguração ocorreu anteontem.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, nesta etapa já será possível a transmissão, em tempo real, das imagens das 15 câmeras. “Com essas câmeras, os agentes de trânsito que operam a Central poderão alterar planos semafóricos e também se comunicar com os agentes de trânsito, Guarda Civil e Polícia Militar quando houver qualquer intercorrência nas vias monitoradas, como congestionamentos ou acidentes”, explica Akira.

Origem: JP

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.